Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

26/1/2011 - Equador - II Encontro de Arquivistas e Cronistas de Casas Salesianas
Fotos do artigo -EQUADOR – II ENCONTRO DE ARQUIVISTAS E CRONISTAS DE CASAS SALESIANAS
(ANS – Quito) – Continua, segundo a tradição salesiana, a redação da crônica da casa. Essa prática, que já viveu momentos de maior ou menor atenção, foi começada já nos tempos de Dom Bosco e tem como finalidade documentar a caminhada e as atividades que as obras levam avante. Importante fonte para os historiadores, torna-se ora objeto de atenção específica através de seminários, como o realizado na Inspetoria do Equador.

Sem passado não há futuro, sem documentos não há história. Estas convicções já difundidas na Congregação Salesiana, graças também ao trabalho do Instituto Histórico Salesiano (ISS) e da Associação dos Cultores de História Salesiana (ACSSA), motivaram os trabalhos do II Encontro de Arquivistas e Redatores da crônica das casas salesianas do Equador, feito segunda-feira, 24 de janeiro, na Casa Inspetorial, de Quito.

Do evento participaram o P. Marcelo Farfán, Inspetor; o P. Pedro Creamer, Diretor do Arquivo Histórico, e 25 redatores de crônica das casas salesianas do País.

Finalidade da reunião foi avaliar o êxito dos empenhos assumidos no ano passado e programar as novas atividades. Foram antes de tudo ressaltados os resultados obtidos, como a coleta de muitos documentos, o apoio à organização dos arquivos e a geral disponibilidade para a redação das crônicas. Entre as dificuldades mostrou-se a falta de espaços adequados para o arquivamento, o pouco tempo disponível para essa atividade por parte dos encarregados, a falta de pessoal adequado.

Entre as prioridades de 2011, ao invés, foram assinalados: conseguir uma adequada organização do arquivo das Casas; uma elaboração de crônica maiormente precisa; e o envio a Roma dos documentos anuais de síntese. Para tanto e vistas as dificuldades encontradas, os presentes indicaram algumas boas práticas a serem perseguidas: pedir a colaboração da comunidade; conscientizá-la a respeito da importância de uma memória histórica; organizar equipes apropriadas; redigir os textos dentro de prazos fixos.

Os presentes debateram outrossim a ideia de desenvolver uma ficha-guia para a elaboração das Cartas mortuárias e sobre as modalidades para manter os arquivos agilmente consultáveis: poder-se-á assim passar ao diretor e facilmente todas as informações históricas e biográficas de que possa precisar.

O dia concluiu-se com uma relação sobre o “Congresso Internacional «O P. Rua na História»”, realizado em outubro de 1010, em Roma, relação apresentada pelo P. Juan Bottasso e P. Jorge Molina.

Publicado em 26/01/2011

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês