Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

21/7/2010 - Polônia - III Encontro da Comissão para o Projeto Europa
Fotos do artigo -POLÔNIA – III ENCONTRO DA COMISSÃO PARA O PROJETO EUROPA
(ANS – Czestochowa) – Nos dias 16 a 19 de julho a Comissão para o Projeto Europa (PE) reuniu-se em Czestochowa, hóspede da comunidade salesiana local e do centro de animação juvenil “Sowa”. O terceiro encontro da Comissão PE teve como objetivo específico a preparação do Encontro dos Inspetores Europeus em Roma de 26 a 28 de novembro.

Prosseguem com cadência semestral os encontros da Comissão para o PE em que se avaliam e programam atividades. Depois do encontro de janeiro passado, feito em Fátima, a Comissão PE se reuniu em Czestochowa, manifestando mais uma vez a vontade de contar com Maria para o futuro da Europa.

O primeiro objetivo da reunião da comissão foi preparar o encontro dos Inspetores europeus, previsto para Roma no próximo novembro. Depois de um primeiro encontro em 2004, o encontro de novembro será o terceiro desse tipo e o segundo desde que se encaminhou o PE – em janeiro de 2009 – índice da vontade de envolver as Inspetorias numa sinergia cada vez mais estreita.

O trabalho da Comissão individuou antes de tudo os objetivos para o encontro dos Inspetores: não só avaliar os passos dados na realização do projeto (acolhida do projeto, envolvimento e assunção das motivações, dificuldades e desafios, primeiras realizações) mas também programar os ulteriores passos a serem dados. Sublinhou-se sobretudo quão importante seja continuar a suscitar interesse, motivação e participação, visto que se constata ainda um conhecimento muito carente do que realmente o PE entenda ser. O desafio se refere não só à difusão de informações mas sobretudo ao envolvimento.

O trabalho prosseguiu depois na proposta de programa para os três dias do encontro, a ser submetido ao Reitor-Mor e ao seu Conselho. Um aspecto de reflexão que empenhou a Comissão foi o tema de como “remanejar as presenças salesianas nas Inspetorias da Europa”, tornando sistêmicos os processos de significatividade, redimensionamento e recolocação.

A Comissão considerou, além disso, que no primeiro biênio de realização do PE se investiu sobretudo nas duas primeiras áreas do projeto: a revitalização endógena e a recolocação das presenças. Para tal fim observou-se que houve uma boa resposta de todas as demais Inspetorias da Congregação e que não faltam casos de êxito, como, p. ex., um diretor indiano na Holanda, um Inspetor indiano na Hungria, quatro tirocinantes vietnamitas na França-Bélgica Sul. Entretanto, para o segundo biênio 2011-2012, à terceira área do projeto - “Europa: terra di missão” – dever-se-á garantir uma atenção mais sistemática.

O encontro da Comissão contou com momentos de partilha com o Inspetor de Wroclaw, P. Alfred Leja, e com a comunidade salesiana local. A Comissão participou da Eucaristia dominical da paróquia salesiana, durante a qual o P. Francesco Cereda, Conselheiro para a Formação, fez a homilia; foi em peregrinação ao santuário da Madona Negra de Jasna Gora, participando da oração do “Appel” e da santa Missa; e visitou a comunidade do noviciado de Kopiec: depois do encontro dos noviços europeus nos lugares salesianos do último mês de maio, contemporaneamente com o encontro dos Bispos Salesianos, pôde-se constatar o grande interesse e o envolvimento dos noviços e formadores no PE.

Publicado em 21/07/2010.

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês