Haiti – 30 dias depois |
Haiti – Infundir esperança e futuro |
Haiti – Unidos na necessidade |
Hoje, 22 de janeiro, às 10 horas do horário local, dar-se-á em Porto Príncipe o encontro entre os Conselhos dos Salesianos e das Filhas de Maria Auxiliadora com o P. Mark Hyde, da Procuradoria de New Rochelle. Por razões de segurança, o encontro deslocar-se-á, da casa inspetorial para “debaixo de uma árvore”, e no final da reunião far-se-á uma visita aos lugares destruídos pelo sismo.
A organização “Cross International” dos Estados Unidos confirmou a própria disponibilidade em mandar nos próximos dois ou três dias uma nau de víveres e de gêneros de primeira necessidade. O barco atracará na República Dominicana e daí seguirá para o Haiti.
Para enfrentar a situação de emergência será realizado em Santo Domingo um centro de ajuda sempre ativo: contribuirão também as ONGs “Jóvenes y Desarrollo” e o VIS.
Todas as doações de comida e demais auxílios coletados são sempre transportados por terra, de Barahona a Jimaní – nos confins dos dois países – onde os Salesianos atualmente estão à procura de uma espaço para a distribuição dos socorros às famílias.
Os Salesianos de Thorland confirmaram que junto às suas presenças estão refugiadas e assistidas 3.000 pessoas: é gente que perdeu tudo e pede desesperadamente socorro à obra salesiana. A primeira e mais urgente necessidade é no momento a comida.
A Procuradoria das Missões Salesianas de New Rochelle manteve um encontro com a organização “Visionlink, Inc.”, a fim de fazer um levantamento de dados visando os primeiros socorros. A organização desenvolveu um sistema de comunicação de rede com a ‘Cross International’, com outras organizações empenhadas nesses socorros e com mais de 200 firmas de produtos farmacêuticos.
O Conselho da Visitadoria do Haiti começará a partir de amanhã a fazer um cálculo das prioridades e da reorganização futura das atividades da Visitdoria. Várias as propostas de solidariedade para a reconstrução, vindas do Governo de Castela e Leão, Espanha (através de “Jóvenes y Desarrollo”); da Misereor/City of Aachen (através das Missões Salesianas, de Bonn, Alemanha); do Ministério da Cooperação Econômica da Alemanha; e do Reitor-Mor dos Salesianos.
Publicado em 22/01/2010