Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

21/1/2016 - Brasil - A Escola Católica para o Século XXI
Fotos do artigo -BRASIL – A ESCOLA CATÓLICA PARA O SÉCULO XXI

 (ANS – São Paulo) – “A educação está se tornando cada vez mais elitista”, limitando-se a “dar conteúdos nocionais, sem incluir toda a esfera humana. É que a pessoa, para ver-se como tal, precisa sentir, pensar, fazer. Estas as três linguagens muito simples: a da mente, do coração, das mãos” – disse o Papa Francisco em videomensagem enviada por ocasião do XXIV Congresso Interamericano de Educação Católica (CIEC) feito de 13-15 de janeiro, em São Paulo, Brasil.

Do XXIV CIEC participaram Salesianos, Filhas de Maria Auxiliadora e Leigos empenhados segundo o Carisma salesiano de diversos países do Continente Americano. O tema do Congresso foi: “A escola católica para o Século XXI”. O evento reuniu cerca de mil representantes da Educação Católica, de vários países, e contou com a participação de Professores– Religiosos e Leigos – que trabalham em Escolas Católicas. Do ponto de vista organizativo, nele colaboraram as Congregações religiosas dedicadas à educação no Continente.

O objetivo principal do evento foi repensar e revitalizar o papel das Escolas Católicas no século XXI, na América,à luz dos Documentos e das Indicações da Igreja.

Do Congresso participaram o Ministro da Educação do Brasil, Aloysio Mercadante; Dom Edmundo Valenzuela SDB, Arcebispo de Assunção e Presidente da Comissão para a Cultura e a Educação do Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM); e a Ir. Maria Inês Vieira Ribeiro, Presidente da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB).

A grande surpresa na Cerimônia de abertura foi o vídeo do Papa Francisco. “Ser educador quer dizer ser como Jesus, que nos educou” – disse o Pontífice. E,ao concluiur: –  “Ser um educador é uma forma específica de servir e de amar”.

Outro momento importante do Congresso foi a apresentação do trabalho realizado pelos Salesianos (SDB) e pelas Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) pela Educação no País. Os Inspetores SDB e FMA do País investiram corajosamente no campo educativo: no momento o Brasil salesiano conta com 106 escolas, frequentadas por 80.000 alunos e 7.000 Professores.

Publicado em 21/01/2016

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês