Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

1/12/2015 - Japão - Entrevista com Dom Mizobe SDB.
Fotos do artigo -JAPÃO – ENTREVISTA COM DOM MIZOBE SDB.

(ANS – Kyoto) – Desde a sua nomeação episcopal,em 2000,o ex-Inspetor salesiano do Japão,Francis Xavier Osamu Mizobe deu o melhor da sua experiência salesiana à Igreja do Japão,na Diocese de Sendai (2000-2004) e na de Takamatsu (2004-2011).Atingidos os 75 anos de idade, DomMizobe escolheu dedicar-se aos jovens adultos de Kyoto,na Paróquia de Nishijin,ocupando-se do Centro espiritual juvenil “Boyoan”. Desde maio passado é um dos ‘Salesianos Maiores’: contribui à missão salesiana oferecendo a Deus a sua própria doença.

Pelo P. Václav KlementSDB.

Qual é o seu apostolado salesiano em Kyoto hoje?

Sou feliz de dedicar o outono da minha vida aos jovens.Depois do início deste Centro espiritual/vocacional, muitos jovens vêm aqui para aprofundar a sua experiência de fé (com retiros,estudo da Bíblia e direção espiritual).Sou ajudado também pela presença de três Irmãs da Caridade de Jesus e de muitos outros leigos.

Quais são os frutos desse trabalho?

Há, p. ex.,oito jovens adultos,rapazes,que estão iniciando uma caminhada de discernimento vocacional,com direção espiritual regular e oração em comum.A maior parte deles são alunos da prestigiosa Universidade de Kyoto.Há depois também alguns não-cristãos que se estão preparando para o Batismo.

Que aprendeu dos jovens de Kyoto?

(....) Os católicos mandam ao nosso Centro alguns jovens adultos – homens e mulheres – e aí eu me envolvo em sua caminhada espiritual.Há um bom ambiente e um excelente espírito.Os Jovens estão desejosos de assumir a responsabilidade de servir a outros Jovens,também ocupando-se em organizar para eles retiros diocesanos!Têm apenas necessidade de sentir-se ‘confiados’.

Alguma mensagem aos Salesianos?

Sinto-me orgulhoso dos nossos Salesianos jovens por sua grande capacidade na música,no esporte, na Pastoral.Sabem atrair e acompanhar tanta gente.(...) Por outro lado, penso que os Salesianos no Japão poderiam confiar maiormente, tanto nos Jovens quanto nos Colaboradores leigos.(....) No passado os Salesianos faziam tudo; agora estamos em condição de ser animadores e formadores dos Colaboradores leigos,como se deu durante muitos dos eventos do Bicentenário de Dom Bosco.

Como imagina o futuro da Congregação?

Estou contente pela atual caminhada da Congregação e espero por futuro luminoso.E quanto puder fazer para nisso ajudar,fá-lo-ei: sempre foi esta a minha atitude.Como o P.Cimatti, gostaria de sempre encorajar os outros.A despeito de todas as fraquezas, ele sempre acreditava em nós. Depositava confiança! Nunca nos desanimou.Sim,no P.Cimatti temos um grande tesouro: só agora começo a entender a sua santidade.Sinto-me orgulhoso de ter sido um dos seus discípulos.

A entrevista completa está disponível,em inglês,no qui.

Publicado em 1/12/2015

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês