Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

16/10/2015 - Brasil - Dia Missionário Mundial: “Vou Eu!”
Fotos do artigo -BRASIL – DIA MISSIONÁRIO MUNDIAL: “VOU EU!”

(ANS – Manaus) – “Quando há dificuldades na resposta e muitos temem responder, deveria sempre aparecer um salesiano com a coragem de dizer: ‘Vado io!’ - VOU EU! Esta expressão italiana é muito típica da nossa vida salesiana. Quando entrei no noviciado, ouvia muitas vezes dizer que um salesiano nunca se omite diante do desafio da missão”. Tendo em vista o Dia Missionário Mundial, que se há de celebrar domingo próximo, 18 de outubro, apresentamos alguns excertos de reflexão sugeridos pelo P. João Mendonça, salesiano brasileiro.

Ser missionário .... não é privilégio de alguns corajosos, mas de todos os cristãos (Redemptoris Missio, n. 1), embora a disponibilidade para SAIR esteja cada vez mais difícil por causa do individualismo. No entanto, a urgência missionária abre as portas a Cristo Redentor que quer chegar a todos e todas, e nossa disposição e generosidade se fazem necessárias.

Muitos ainda ignoram a Cristo, outros se afastaram, não poucos se tornaram indiferentes a Ele. Mas a Igreja existe para evangelizar. Este é o seu sentido fundamental. Lembremo-nos do que já repetiu em várias ocasiões o Papa Francisco: “Prefiro uma Igreja em saída, e até ferida, a uma Igreja acomodada”.

Então, para que acrescentar ao projeto de vida a necessidade da missão? Bem nos respondeu São João Paulo II: “Porque nos foi dada a graça de anunciar a todos o Cristo, porque de fato, todos o buscam mesmo que às vezes confusamente, não podemos esconder nem guardar para nós esta novidade e riqueza” (Redemptoris Missio, n. 11).

E qual é a mensagem principal desta missão? Trata-se do Reino de Deus. (...) Neste sentido, a Igreja serve ao Reino, ela não é o Reino. E o seu serviço se dá por meio de nossa resposta generosa quando anunciamos a conversão, quer dizer, a mudança de mentalidade num mundo confuso e às vezes vazio de sentido; quando nos encontramos em comunidade de fé no testemunho cotidiano de que ser cristão é alegria, é Páscoa, como suporte uns dos outros, revestidos de Cristo e amando-nos e perdoando-nos mutuamente; quando rezamos e pedimos pelas necessidades das pessoas, da sociedade e do mundo (Atos 4,32). Assim servimos ao Reino e o fazemos cada vez mais presente em nosso meio (1Cor 15,24.28).

Onde podemos encontrar a força para desenvolver a missão? No Espírito Santo (Redemptoris Missio, n. 21). Ele é o protagonista da missão que fazemos em todos os ambientes onde estivermos.

O anúncio do Evangelho se tornou um desafio. Há também outros espaços de evangelização como o anúncio da paz, a promoção dos direitos humanos, a ecologia, a promoção da mulher (Redemptoris Missio, n. 37). Eu considero também o voluntariado como um novo lugar da evangelização.

No bojo destes empenhos missionários a vida consagrada se projeta como urgente e necessária. Tanto os leigos como os consagrados são hoje chamados a ser verdadeiros instrumentos do Espírito na ação evangelizadora. É preciso perder o medo dos avanços modernos e saber estabelecer um diálogo construtivo com eles para usá-los em benefício criativo da missão.

Portanto, ninguém pode ficar parado ou deixar que a vida empurre os corpos inertes, mas precisamos ser forças dinâmicas e ousadas da missão que nos motive sempre a dizer: ‘VADO IO’.

Publicado em 16/10/2015

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês