Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

7/9/2015 - Síria - "Até quando?" ...
Fotos do artigo -SÍRIA – "ATÉ QUANDO?" ...

(ANS - Kafroun) - "Este ano, como de costume, eu quis visitar as três obras salesianas de Kafroun, Aleppo e Damasco, na Síria, minha cidade natal. Um país cada vez mais exausto e empobrecido pela guerra, que dura, agora, quatro anos e cujas consequências assumiram proporções devastadores sobre as condições de vida da população". Desta forma, o padre Munir El Rai, Superior dos Salesianos no Oriente Médio, iniciou seu relato sobre a visita que realizou entre os dias 29 de junho e 6 de agosto passado. Hoje publicamos a primeira parte.

Salesianos de Kafroun

(...) Durante todo o verão, a comunidade e o trabalho da obra de Kafroun foi dirigida pelo padre Luciano Buratti, missionário italiano, e pelo clérigo egípcio Gobràn, juntamente com o Salesiano Cooperador Johnny Ghazi e sua família. Estes últimos realizam toda a gestão das atividades da obra durante o ano. A área Kafroun foi, até agora, uma das mais silenciosas da Síria. Por este motivo, a nossa obra é freqüentada tanto pelos jovens da região, como por muitos desabrigados, forçados a deixar suas casas por causa do perigo e destruição violenta em todo o país.

(...) Senti grande alegria, admiração e emoção ao ver centenas de meninos e meninas, virem aqui para participar do verão dos jovens, realizado também este ano e perfeitamente organizado, não só por Salesianos, mas também por muitos animadores e colaboradores leigos. Para facilitar a participação de um maior número possível de meninos e meninas, foi oferecido um serviço de transporte a partir de várias aldeias do vale até a nossa obra.

(...) Apesar de tanto sofrimento, destruição e morte, pude notar que a vontade de viver, de sentir alegria e esperança é cada vez mais forte e isso me encheu de alegria. As pessoas precisam e querem brincar, dançar, cantar, rezar, apesar das circunstâncias dramáticas levá-los a perguntar: "Onde está Deus? Por que Deus permite isso? Não basta todo o sangue que já foi derramado, toda essa destruição? Até quando ainda? Chega! Não aguento mais". Estas são perguntas sobre as quais procurei conversar com eles, falando sobre perdão, fé, esperança, mas não é fácil.

As pessoas estão cada vez mais cansadas, exaustas, moral, espiritual e materialmente falando. Todas as famílias, alem da tragédia da destruição e da morte, agora a vivem o drama da emigração, da fuga, da busca de uma vida melhor fora da Síria. (...) Eu tenho visto o sofrimento das pessoas que permanecem e a falta que sentem dos que partiram. (...) Este drama está mudando a fisionomia social do país em geral, mas também tem afetado muito a igreja. A presença cristã, tão forte no passado, está enfraquecendo e se desintegrando, tanto em qualidade como em qualidade, dramaticamente.

A missa dominical foi um belo momento de meditação e comunhão. Cerca de 700 pessoas participaram, na presença de cristãos de diferentes ritos. Foi muito bom acolher todas essas pessoas, tão tocadas pela guerra que as levou a viver na dúvida e na incerteza em seu caminho de fé e para vê-las voltar a orar.

Publicado em 07/08/2015

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês