Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

14/5/2015 - Índia - Um novo programa para a educação de crianças de famílias imigrantes
Fotos do artigo -ÍNDIA – UM NOVO PROGRAMA PARA A EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS DE FAMÍLIAS IMIGRANTES

(ANS – Vadodara) – Filhos de trabalhadores imigrantes que vivam nas barracópoles de Nizampura, em Vadodara, Estado indiano de Gujarat, podem agora receber instrução-educação, graças a um novo programa criado pelo “Don Bosco Snehalaya”, organização salesiana que oferece instrução e programas de desenvolvimento social, animando também muitos dos “Clubes dos direitos das crianças” presentes no País.

Os cursos de instrução-educação para crianças de famílias de imigrados das zonas de Makarpura, Pratapnagar e Tarsali, na cidade de Vadodara, já começaram. Querendo ampliar o raio de ação do programa, os Salesianos da Inspetoria Salesiana de Mumbai (ex-Bombaim) estão-se agora preparando para dar aulas dentro das mesmas barracópoles de Nizampura. O objetivo final é desenvolver um novo centro educativo para as crianças das famílias de imigrantes. Para conseguir isso, os Salesianos vão diretamente aonde vivem tais famílias e ali ensinam aos filhos: um modo também de ganhar a confiança e passar aos pais informações sobre quão importante seja a instrução.

“Os pais precisam de aconselhamento, visto que com freqüência não estão dispostos a mandar seus filhos às escolas” – explicou Karan Patel, uma das professoras voluntárias, ao jornal “Times of Índia”. Alguns deles chegam mesmo a ser matriculados nas escolas municipais, mas depois não as frequentam. É por isso que as aulas se dão na presença dos pais”.

Dá-se também nas favelas de Nizampura que os pais relutam em mandar os filhos à escola, porque há a alternativa de que levem para casa um pouco de dinheiro extra, quer pedindo esmola, quer praticando pequenos furtos. Segundo pesquisa feita pelos Salesianos, havia em Nizampura cerca de 30 crianças e jovens, com idade entre 8/18 anos, de quase 60 famílias imigradas, necessitados de escola e educação.

A formação oferecida pela organização salesiana servirá também para habilitar para o trabalho, com alguns cursos (entre os quais informática, esteticismo…). Mas tudo acompanhado por formação humana e, no caso dos mais grandinhos, visando o desenvolvimento da força de trabalho.

“Os Salesianos estão fazendo costantes progressos na luta contra a pobreza entre os jovens da Índia. Mas há ainda muito por fazer. Enquanto houver crianças passando por indizíveis necessidades, ali estarão os Salesianos para ajudar, educando e alimentando a esperança de futuro melhor” – conclui o P. Mark Hyde, Responsável pela Procuradoria Missionária Salesiana, de New Rochelle (NY).

Publicado em 14/05/2015

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês