Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

10/3/2015 - RMG - Mulheres, portadoras de vida, semeadoras de desenvolvimento
Fotos do artigo -RMG – MULHERES, PORTADORAS DE VIDA, SEMEADORAS DE DESENVOLVIMENTO

(ANS – Roma) – Por ocasião do Dia da Mulher, domingo, 8 de março, o Papa Francisco enviou uma saudação a todas as mulheres, sublinhando a “importância e a necessidade da sua presença na vida. Um mundo onde as mulheres sejam marginalizadas é um mundo estéril, porque as mulheres não só levam a vida mas também nos transmitem a sua capacidade de longevidência”.

A saudação do Papa veio logo depois do Angelus dominical e foi acompanhada pela premiação no Vaticano, pela Organização feminina “Voices of Faith”, de duas Organizações empenhadas em favor das mulheres: “Caritas Nicarágua” e “Basmeh and Zeitooneh” (Sorriso e Azeitonas) para as refugiadas sírias e palestinas no Líbano.  

O dia 8 de março foi festejado em todo o mundo também pela Congregação Salesiana: a partir do Reitor-Mor, P. Ángel Fernández Artime, que indicou a rota a toda a Família Salesiana enviando uma videomensagem em três línguas, em que exprime o seu “muito-obrigado à Mulher por sua condição de Mulher, por seu serviço transcendente, na Sociedade, na Igreja, na Família Salesiana”.

Nos territórios missionários da Guatemala, p. ex., o dia foi vivido como um empenho por fazer com que a situação feminina melhore concretamente na vida de cada dia.

“Festejamos este dia com os frutos de um ano todo de trabalho – explica o P. Giampiero de Nardi SDB –. Fizemos uma caminhada (da qual participou também o SEPREM, Secretariado para a proteção da mulher - na qual, com reflexões e cantos, relembramos o porquê de um dia dedicado à mulher trabalhadora e à luta pela igualdade dos direitos. Neste ano conseguimos envolver também diversos homens, que se ocuparam da manutenção da ordem, porque no ano passado, enquanto fazíamos a caminhada, não faltaram momentos difíceis e insultos do populacho...”.

O lema da caminhada foi tomado de uma citação da ativista estadunidense Betty Bumpers: “Não se trata de mulheres contra homens, mas de mulheres e homens”. Explica o salesiano: “É o que ensinamos como Igreja, e é isto o que anima a nossa caminhada pastoral, lutando por vencer injustas desigualdades que nesta parte do mundo ainda predominam. Baste pensar nas vezes que tive de ir visitar maridos e convencê-los a deixar que a mulher fosse à Missa!”

Finda a caminhada, foi celebrada a Eucaristia e fez-se uma homenagem floral a Maria SS. Depois, as mulheres ativas na pastoral presentearam cada família com biscoitos e xampus que aprenderam a fazer nos cursos oferecidos pela Missão salesiana.

Publicado em 10/03/2015

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês