Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

1/12/2014 - RMG - Encontro dos Inspetores da Europa
Fotos do artigo -RMG – ENCONTRO DOS INSPETORES DA EUROPA
Fotografia disponível em Image Bank

(ANS – Roma) – Levou-se a termo de sexta, 28, a domingo, 30 de novembro, o Encontro dos Inspetores da Europa, organizado em torno de três pontos fundamentais: o Desenvolvimento do Projeto Europa (PE) de 2009 a 2014; a Família na Europa; e as Propostas de trabalho para o PE nos anos 2015-2020.

O Encontro – quinto – dos Inspetores da Europa, começou pela Invocação do Espírito Santo; a seguir o P. Francesco Cereda, Vigário do Reitor-Mor, apresentou o programa de trabalho aos 47 participantes, i. é, todos os Inspetores e os Superiores de Delegação do Velho Continente, mais os membros do Conselho geral, com o Reitor-Mor, P. Ángel Fernández Artime, que em seu discurso de abertura, sexta-feira à tarde, tratou da caminhada da Europa salesiana, à luz do CG27. Assinale-se também a participação de duas FMA: Ir. Alaide Deretti, Conselheira Geral para as Missões do Instituto, e Ir. Marija Pece, Conselheira Visitadora.

No encerramento do primeiro dia, deu-se leitura dos resultados das respostas das Inspetorias sobre o PE, e todos os presentes refletiram, juntos, sobre os limites, os pontos de força, os desafios do Projeto.

A manhã do segundo dia concentrou-se no tema da Família. O Cardeal salesiano Angelo Amato, Prefeito da Congregação das Causas dos Santos, falou sobre os desafios pastorais da Família no contexto da Evangelização; sucessivamente os Inspetores se confrontaram sobre o seu trabalho nesse campo.

De tarde prosseguiu-se com uma mesa redonda sobre a interculturalidade das presenças salesianas na Europa, que ocupou o restante do dia, com as relações dos diversos Conselheiros salesianos de Setor, os quais aprofundaram o tema, relacionando-o com o respectivo âmbito de competência.

Assim, depois de uma reflexão do Reitor-Mor sobre interculturalidade como riqueza, e uma introdução por parte do P. Cereda, o P. Ivo Coelho tratou da interculturalidade nas comunidades de formação e na formação; o P. Fabio Attard, das comunidades educativo-pastorais relativamente aos fenômenos migratórios; o P. Guillermo Basañes, da contribuição intercultural que os missionários trazem à Europa; o P. Filiberto González, da Comunicação Social, ao serviço da interculturalidade; e, por fim, o Sr. Jean Paul Muller desenvolveu o tema a partir das contribuições trazidos pelas Procuradorias Missionárias da Europa.

Tal sessão se enriqueceu por uma Sessão de perguntas e respostas, integrações, contribuições espontâneas dos Inspetores, e um trabalho de grupo sobre o tema.

O dia de ontem, 30, iniciou-se com a Concelebração Eucarística do I Domingo do Advento, que também marcou o Início do Ano da Vida Consagrada. As atividades de conclusão consistiram em Encontros de pequenos grupos, a fim de elaborar as propostas para o PE e a Partilha final, em assembleia.

Publicado em 01/12/2014

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês