Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

29/5/2014 - Paraguai - Isolados e sem auxílio, “nós também somos paraguaios”, disse o Vigário Apostólico do Chaco Paraguaio
Fotos do artigo -PARAGUAI – ISOLADOS E SEM AUXÍLIO, “NÓS TAMBÉM SOMOS PARAGUAIOS”, DISSE O VIGÁRIO APOSTÓLICO DO CHACO PARAGUAIO

(ANS – El Chaco) – O isolamento e abandono em que as autoridades estatais deixaram há tempo a população do Vicariato Apostólico do Chaco Paraguaio, foi fortemente denunciada por seu Vigário Apostólico, Dom Gabriel Narciso Escobar Ayala SDB. A área em questão se encontra no norte do Paraguai, perto da fronteira com a Bolívia e o Brasil. Há três dias chove sem parar e as estradas estão completamente destruídas ou inutilizadas, deixando a população no isolamento.

“Como resultado da falta de responsabilidade e compromisso, estamos isolados – disse o Bispo numa rádio local –. Os responsáveis por esta situação são as autoridades nacionais; porque elas têm de garantir que nosso povo tenha acesso à Capital e possa ir a outras cidades, sem ter que fazer uma odisséia para conseguir voltar para casa ou para os seus entes queridos” – disse ainda o Prelado.

Em nota enviada à Agência Fides, relata-se a denúncia de Dom Escobar Ayala contra os políticos locais, que apesar de desempenharem cargos na área, passam a maior parte do tempo na Capital: “Puerto Casado, Carmelo Peralta ou Bahia Negra são grandes distritos do Alto Paraguai, usados como lugares onde os políticos começam sua carreira para chegar ao dinheiro e encher os bolsos” – afirmou o Vigário Apostólico.

Dom Escobar citou o problema do isolamento vivido pelas populações por causa das chuvas: numa área onde as estradas são de terra e sem manutenção, às vezes basta pouco para fazer desaparecer completamente a estrada principal. Recentemente, a situação complicou-se novamente por causa de um estrago no avião que transportava mercadorias e pessoas, que ainda não foi consertado, tornando impossível o acesso àquela área.

“Daqui nós devemos chamar a atenção das autoridades nacionais, que estão na Capital, para que muitos deles, antes de agir, olhem para o número de pessoas que vivem numa área. Nós também somos paraguaios e estamos fazendo a nossa parte” – disse o Bispo, que concluiu afirmando que a população não perde a esperança de receber a ajuda necessária.

Publicado em 29/05/2014

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês