Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

23/5/2014 - Itália - O Reitor-Mor no Encontro dos Noviciados Salesianos europeus
Fotos do artigo -ITÁLIA – O REITOR-MOR NO ENCONTRO DOS NOVICIADOS SALESIANOS EUROPEUS
Fotografia disponível em Image Bank

(ANS – Pinerolo) – No dia 22 de maio, no Noviciado salesiano de Monte Oliveto, em Pinerolo, decorreu o encontro dos noviciados salesianos europeus, ao qual estiveram presentes o P. Ángel Fernández Artime, Reitor-Mor, e o P. Ivo Coelho, Conselheiro Geral para a Formação.

O dia iniciou com a apresentação dos noviciados salesianos de Pinerolo, Genzano di Roma, Kopiec e Wozniakow (Polônia) e Poprad (Eslováquia), em meio a cantos e vídeos. Pelo meio da manhã o P. Ivo Coelho, Conselheiro Geral para a Formação, presidiu a Concelebração Eucarística. Durante a saudação inicial recordou a importância de pôr-se à escuta de Deus através do Seu Espírito, que continua a soprar sobre toda a sua Igreja.

Às 12h30 chegou o Reitor-Mor, P. Ángel Fernández Artime, que, de tarde, reuniu-se com os noviços e dialogou com eles respondendo também a mui variadas perguntas. O P. Artime dirigiu um intenso convite aos noviços da Europa a cultivar o amor fraterno e a aprender desde agora a importância de trabalhar juntos. Depois acrescentou: “À luz da situação atual dos salesianos na Europa, devem se lembrar de que antes de fazer parte da própria Inspetoria, são, todos, salesianos do mundo, chamados ao serviço dos jovens mais pobres e abandonados, onde quer que eles estejam”.

 

O Reitor-Mor insistiu também em que o-ser-comunidade é uma das características principais da Congregação. É preciso zelar, é claro, por cada um dos irmãos e, ‘in primis’, por si mesmos: mas depois não se esquecer de que “só um trabalho visivelmente comunitário pode garantir ótimos resultados” – sintetizou.

O P. Fernández Artime encorajou finalmente os noviços afirmando que, se agora estão cumprindo o itinerário formativo salesiano foi porque souberam reconhecer a voz de Deus; e, se é a Ele e a Dom Bosco que querem dizer “sim” e para sempre, encontrarão o seu caminho em sendo salesianos servidores dos jovens. “Cada um de nós – disse  o Reitor-Mor – é chamado a um grande desafio: ‘ser ele mesmo’, com o espírito de Dom Bosco vivo, hoje, no meio dos jovens”.

Pelo meio da tarde os noviços partilharam a própria experiência de noviciado e suas impressões acerca da fala do Reitor-Mor. O P. Fernández Artime presidiu a seguir as Vésperas. E o encontro se encerrou de noite com a reza do Terço, nas várias línguas, e com a boa-noite do P. Guido Errico, Responsável pela Formação na Itália.

Publicado em 23/05/2014

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês