Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

1/8/2012 - Eslovênia - PE: Skala - educação para meninos de rua
Fotos do artigo -ESLOVÊNIA – PE: SKALA - EDUCAÇÃO PARA MENINOS DE RUA
Fotografia disponível em Image Bank

(ANS – Liubliana) – Skala, que quer dizer “rocha”, é uma ongue salesiana que faz parte do “Zavod Salesianum”, fundada em 1996 pela Inspetoria de Liubliana. A sua finalidade é de algum modo formar menores que vivem na rua e favorecer o seu desenvolvimento integral.

As atividades educativas de Skala se dirigem a crianças e adolescentes entre 7 e 15 anos que passam a maior parte do seu tempo na rua e que por esse motivo são vítimas das dificuldades ou da angústia.

Guia fundamental do trabalho é o uso do Sistema Preventivo de Dom Bosco: “Acreditamos que em cada criança ou adolescente existe uma semente de bondade. Queremos compartilhar o nosso saber e experiências com os mais necessitados, promovendo as suas potencialidades. Somos conscientes da corresponsabilidade na formação de uma comunidade e queremos estar em contato com a verdadeira, real, situação da vida de crianças e adolescentes que vivem na rua, a fim de oferecer-lhes um apoio amigo e estimulá-los a crescer” – diz Janja Omahen, uma das agentes de Skala.

As atividades se desenvolvem ao longo de todo o ano e concentram-se no bairro de Fužine, em Liubliana, uma área que se debate em meio a muitos problemas sociais, econômicos, familiares. Multíplices os programas através dos quais os agentes de Skala articulam sua missão:

  • Contato na rua: é o programa de socialização com os jovens na rua, que Skala promove entre os habitantes de Fužine.
  • Micro-ônibus da alegria: é um centro juvenil móvel, onde se realizam vários laboratórios/oficinas e atividades esportivas, e constitui um ponto de informações.
  • Palestra ou quadra (com futebol e outras atividades esportivas): organizam-se variados torneios e se participa de competições externas.
  • Centro Juvenil Skala: oferece-se auxílio no estudo, joga-se, busca-se o desenvolvimento individual...
  • Acompanhamento: trabalho individual com os jovens – busca-se envolver também os demais membros da família.
  • Encontros de interesses: uma vez cada dois meses reúnem-se todos os participantes das atividades de Skala e apresentam-se os resultados.
  • A Festa de Fužine: é uma festa orientada a superar as diversidades culturais e de gerações; oferecem-se especiais atrações, desde esporte até laboratórios.
  • Projeto Filme: os adolescentes participam da criação de um filme.
  • Criatividade na rua: os adolescentes exibem suas habilidades artísticas e circenses.
  • Colônias de férias: de caráter intensivo, visa o desenvolvimento do indivíduo.

Os jovens participam de boa vontade dos vários programas e através deles progridem; todas as atividades são pensadas visando que os jovens possam aumentar a sua autoestima.

Entre as histórias de sucesso de Skala está a de Sandra, crescida em Fužine através dos programas da ongue salesiana, com a qual também publicou uma coleção de poesias, intitulada “A vida”. A jovem tornou-se, antes, uma voluntária do projeto; depois, em janeiro passado, foi assumida diretamente; agora é corresponsável pelo ‘Projeto Filme’. O seu ingresso em Skala levou-a a melhorar a colaboração entre os habitantes do bairro e a iniciativa educativa. É que os habitantes se fiam mais abertamente de uma pessoa que é “do lugar”.

Publicado em 01/08/2012

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês