Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

29/3/2012 - Itália - Da formação de um jovem à educação de um povoado
Fotos do artigo -ITÁLIA – DA FORMAÇÃO DE UM JOVEM À EDUCAÇÃO DE UM POVOADO
Fotografia disponível em Image Bank

(ANS – Turim) – Do cuidado a uma só pessoa podem advir benefícios para toda uma comunidade. Assim aconteceu com William, rapaz da Tanzânia (África oriental), de origem massai, que se beneficiou do auxílio de muitas pessoas e da educação dos salesianos, de Turim, e que agora tenciona retribuir, ajudando as crianças necessitadas do seu povoado.

William tem muitas características típicas dos jovens massai, inclusive os grandes furos nos lobos das orelhas. Entretanto a sua história – contada pelo jornal ‘La Stampa’ (A Imprensa) – é incomum. No passado ele trabalhara através dos pastos, percorrendo dezenas de quilômetros por dia para levar carne aos mineradores; e depois, como vendedor de pequenos colares em Zanzibar. Ali conheceu um casal de italianos que se ofereceu para pagar-lhe os estudos na ilha: “Aceitei de bom grado – disse ele – porque sempre gostei muito da escola, a ponto de não despregar-me dos livros”.

Completado o primeiro grau em Zanzibar, em 2008 William foi adotado e chegou a Turim, onde começou a frequentar o Liceu salesiano “Eduardo Agnelli”. Aqui, com o passar do tempo tornou-se muito popular entre os colegas pelas histórias contadas: de quando, por ex., se viu perante um leão, de noite; de quando viu matar a golpes de machadinha a garimpeiros... Mas, segundo o P. Alberto Zanini, Diretor da escola, foi sua paixão pela escola a surpreender extremamente os seus companheiros.

Atualmente William frequenta o terceiro ano colegial e é o presidente da república dos estudantes – simulação da estrutura estatal no interior do Instituto. Quer também fazer a faculdade para aumentar a sua formação. É que o seu sonho é voltar a Elerai, seu povoado de origem, em Tanzânia, e fundar uma escola: “Quero que também as crianças do meu povoado possam ir à escola como eu”.

No verão passado William fez sua primeira viagem de retorno a casa. No seu vilarejo ensinou a 30 crianças várias disciplinas (a língua suaíli, a língua massai, a matemática). Fabricou com suas próprias mãos um quadro-negro e os bancos da aula, montada por debaixo e à sombra das árvores.

Antes que William consiga realizar seu objetivo deverá ainda vencer alguns desafios. Mas entrementes o seu entusiasmo se difunde e anima também outras pessoas: o conselho do Instituto Agnelli está bolando um projeto para apoiá-lo, enquanto alguns jovens, do programa missionário dos salesianos, pensam poder acompanhá-lo a Elerai na sua próxima viagem.

Publicado em 29/03/2012

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês