Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

28/11/2011 - RMG - Encontro de salesianos missionários na Europa
Fotos do artigo -RMG – ENCONTRO DE SALESIANOS MISSIONÁRIOS NA EUROPA
Fotografia disponível em Image Bank

(ANS – Roma) – No passado fim semana, 25-27 de novembro, realizou-se o I Encontro de Salesianos Missionários na Europa. Animaram o evento os Conselheiros das Missões e da Formação, P. Václav Klement e P. Francesco Cereda, respectivamente.

Do encontro tomaram parte 37 missionários, originários em sua maioria de Inspetorias asiáticas, atualmente distribuídos por oito Inspetorias da Europa, representantes dos mais de 80 missionários já enviados à Europa nos últimos dez anos.

Reunidos na Casa Geral desde o dia anterior pela tarde, na manhã de sábado os missionários puderam ouvir as reflexões sobre “Motivações e Empenhos do Projeto Europa”, palestra ministrada pelo P. Cereda. O Conselheiro para a Formação, citando os documentos do Capítulo Geral 26 e a Carta recebida na ocasião do Papa Bento XVI, recordou como a Europa se tenha tornado uma “nova fronteira” para a Congregação; e sublinhou que o carisma salesiano, se não for sustentado unanimemente, estará correndo o risco de desaparecer do continente, exatamente num momento em que o desafio educativo das novas gerações se está a tornar mais premente.

Para relançar o carisma salesiano na Europa o P. Cereda insistiu em que é preciso “re-significar” as presenças salesianas, ou seja, renová-las e torná-las capazes de causar impacto. Para tal fim indicou alguns âmbitos de trabalho: primeiro, a pessoa mesma do salesiano; depois: buscar o contato com os jovens; zelar pela vida fraterna, pela qualidade educativo-pastoral, pela fecundidade vocacional, pela capacidade de juntar outras forças na missão; e por fim inserir-se no território social e eclesial.

Em sua reflexão sobre o envio e a acolhida dos missionários na área do PE, o P. Klement recolheu as indicações dos missionários e das Inspetorias Europeias. Entre as tantas observações apresentadas, viu-se como aos missionários do PE seja pedido uma fé forte, capaz de enfrentar a indiferença da sociedade materialista, e a humildade de inserir-se gradualmente na comunidade, a fim de promover um renascimento endógeno. Às Inspetorias por seu lado pede-se melhorar a abertura das comunidades e desenvolver o acompanhamento aos novos missionários.

Na sessão conclusiva, os missionários compartilharam vários objetivos com que atuar a sua missão na Europa. Sobre o tema “re-significar as presenças”, p. ex., foi sugerido potenciar o trabalho nas periferias citadinas; tomar como modelos os grandes santos europeus dos últimos tempos; criar momentos de encontro com as famílias.

Publicado em 28/11/2011 

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês