Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

11/10/2011 - Bélgica - Celebração dos 120 anos da obra de Liège
Fotos do artigo -BÉLGICA – CELEBRAÇÃO DOS 120 ANOS DA OBRA DE LIÈGE
Fotografia disponível em Image Bank

(ANS – Liège) – Sábado, 8 de outubro, para a obra salesiana de Liège, Bélgica, foi um dia de festa, pelo transcurso dos 120 anos de fundação. Em dezembro de 1891, os primeiros Salesianos e Filhas de Maria Auxiliadora chegaram à cidade industrial, às margens do rio Mosa, para abrir um orfanato e oficinas de formação para os filhos dos operários, em resposta ao pedido de Dom Doutreloux, bispo da “cidade ardente”, cidade da Eucaristia.

Os Salesianos da Bélgica consideraram a casa mui cara à SS. Virgem pela qual Dom Bosco em pessoa se havia empenhado por mandar os seus missionários, à Bélgica. A presença foi o último pedido de Dom Bosco e foi levada a termo pelo seu sucessor, P. Miguel Rua. Quando o P. Francesco Scaloni e a Ir. Madalena Pavese ali chegaram, levavam consigo uma equipe de missionários muito jovem, que garantiu o rápido desenvolvimento da Sociedade de S. Francisco de Sales e das Filhas de Maria Auxiliadora, na área.

Para celebrar o aniversário, o Centro multimídia Dom Bosco, de Liège, montou uma exposição extraordinária, em que se evoca o contexto social e político do tempo, a vida do bairro operário de “Laveu”, as condições dos mineiros e o desenvolvimento das obras salesianas até aos dias de hoje.

Sábado, 8, o Reitor-Mor, P. Pascual Chávez, e a Madre Geral, Ir. Yvonne Reungoat, estiveram em Liège para as celebrações que reuniram cerca de 800 pessoas e demonstraram a vitalidade da Família Salesiana, parte ativa da organização.

O momento mais significativo do dia foi a Eucaristia, durante a qual quatro SDB, fizeram a profissão perpétua, na presença do P. Chávez, do P. Joseph Enger, Inspetor da França-Bélgica Sul, do P. Mark Tips, Inspetor da Bélgica Norte, do P. André Van der Sloot, Diretor da Comunidade de Liège, e do P. Rudy Hainaux, Pároco. Os quatro jovens salesianos são o belga Xavier Ernst e os vietnamitas  Pierre Nguyen, Vincent Tran e Pierre Hoang, há anos na França para o Projeto Europa. O Coro ‘Résonances’ animou a Eucaristia, rica de sinais e gestos simbólicos.

O dia esteve repleto de muitas atividades: encontro dos jovens com o P. Chávez e Madre Reungoat, danças populares, um espetáculo pelas crianças da escola circense, jogos, dinâmicas, e a apresentação de várias propostas lançadas pelos jovens das obras dos vários ramos da Família Salesiana, especialmente do Movimento Juvenil Salesiano. O dia encerrou-se com um concerto apresentado pelo coro “Pour Quelle Fête?”, nascido faz 40 anos em Liège, na Paróquia salesiana.

Publicado em 11/10/2011

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês