Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

21/9/2011 - RMG - A missão no coração da Europa
Fotos do artigo -RMG – A MISSÃO NO CORAÇÃO DA EUROPA

(ANS – Roma) – Outrora os missionários de ordens e congregações religiosas partiam da Europa e iam evangelizar o Novo Mundo. Hoje, enquanto a Europa parece ter perdido a sua própria identidade cultural e espiritual, o fenômeno inverte-se e é dos outros continentes que chegam missionários para testemunhar Jesus Cristo no Velho Continente. Esta missão será a experiência do P. Pedro Ayala.

O P. Pedro Ayala é um jovem salesiano mexicano, da Inspetoria salesiana de Guadalajara, um dos membros da 142ª expedição missionária salesiana. Depois de frequentar o oratório salesiano da sua cidade, Tlaquepaque, entrou aos 12 anos para o aspirantado; e através das missões juvenis começou a sentir o desejo de dedicar sua vida aos jovens, consagrando-se como sacerdote e filho de Dom Bosco.

À vocação religiosa seguiu-se mais uma outra, mais radical ainda: ser missionário. “Quando estava no noviciado – raconta o P. Ayala – veio visitar-nos um missionário de Angola. Não disse nada a ninguém, mas comecei a sentir-me muito inquieto dentro em mim. Fui sucessivamente trabalhar entre os indígenas nas regiões do Chiapas e de Huasteca Potosina. Aquela inquietação ia aumentado. Só depois da ordenação sacerdotal tratei disso com o meu Inspetor, P. Cleofas Murgia. Desde então iniciei um caminho de discernimento que me durou mais três anos”.

No dia 8 de dezembro passado, solenidade da Imaculada Conceição de Maria, o P. Ayala formalizou a sua candidatura: “Mandei minha carta ao Reitor-Mor, indicando três metas possíveis, mas na realidade estava disposto a ir a qualquer lugar me mandassem. A coisa mais importante para mim era e é poder trabalhar com os jovens”.

Na linha do empenho da Congregação Salesiana para a nova evangelização da Europa – Projeto Europa –, o Reitor-Mor destinou o P. Ayala à comunidade salesiana de “Don Bosco Haus”, de Amsterdão, Holanda, onde irá colaborar na formação de voluntários e prestar serviço a jovens periclitantes.

A destinação por nada espaventa o P. Ayala: “A missão está ligada ao crescimento humano – explica –. Existem diferentes formas de pobreza. Há também a espiritual, que leva a encher a vida de experiências como droga, sexo, egoísmo… Estando numa escola, num instituto, pode-se entrar em contato com muitos jovens. Eu nada quero oferecer de material. Desejo apenas conhecer as pessoas, aproximar-me delas com respeito, acender nelas a Luz de Cristo”.

“Meu único medo – prossegue – seria o de conformar-me, perder a motivação pela qual parto: levar Deus aos outros. A missão pede-me uma grande capacidade de diálogo e descobrir os valores sobre os quais alguém se possa confrontar, sem esquecer que, depois, o objetivo é sempre Jesus Cristo. Ali não é com argumentos que se evangeliza, mas com testemunho”.

Publicado em 21/09/2011

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês