Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

26/5/2011 - Polônia - Festival dos Jovens Sem Fronteiras
Fotos do artigo -POLÔNIA – FESTIVAL DOS JOVENS SEM FRONTEIRAS
(ANS – Różanystok) – De 17 a 21 de maio em Różanystok, Inspetoria da Polônia-Varsóvia (PLE), realizou-se a 2ª edição do Festival dos Jovens Sem Fronteiras. O encontro serviu para reunir jovens de diversos países e permitir o conhecimento de culturas e tradições diferentes. Às embaixadas da Colômbia, Peru e Venezuela foi atribuído o Patrocínio de Honra do Festival.

O incontro durou cinco dias e reuniu jovens provenientes da Estônia, Lituânia e Polônia; perto de 300 os participantes (aos quais não se puderam juntar alguns jovens bielo-russos, impedidos por formalidades burocráticas).

O festival, organizado pelo Centro Educativo Salesiano, de Różanystok, e pela Agência Artística “Unzipped Fly”, caracterizou-se por intensa dimensão internacional: entre os convidados havia também um grupo de jovens procedentes do Peru, acompanhados por dois salesianos.

Os jovens participaram de diversos seminários e laboratórios/oficinas: teatro, pintura, escultura, música. Mas também dança sul-americana, cozinha, artes marciais. Cada dia se encerrava com concertos e exibições dos participantes, que serviram para repassar a todos parte da bagagem cultural de cada nação representada.

Na manhã de sábado, 21 de maio, os jovens apresentaram o resultado dos laboratórios freqüentados nos dias precedentes, enquanto o encerramento do festival foi celebrado com uma grande apresentação musical, sendo a música preparada conjuntamente pelos jovens de todos os países. Convidados de exceção foram os membros da banda “Bloque 53”, composta por músicos da Colômbia, da Venezuela e da Espanha. À cerimônia assistiram também várias Autoridades locais e funcionários do Ministério da Instrução, do Ministério da Agricultura, da Embaixada da Colômbia, na Polônia.

O representante do Ministério da Instrução falou dos inovadores métodos educativos do Centro Salesiano para Menores, de Różanystok, elogiando o empenho dos salesianos por favorecer a maturação e a inserção social dos adolescentes, especialmente através do seu crescimento multicultural.

“Queremos sublinhar a importância das nossas tradições nacionais e ajudar a conhecer as outras diferentes culturas, mesmo distantes. O nosso objetivo principal é desenvolver o conhecimento da cultura e, através de projetos artísticos, integrar os jovens da Podlasie – região de Rozanystok – com os jovens de tudo o mundo” – afirmou um dos organizadores.

Apesar das diferenças lingüísticas os jovens se identificaram pelas artes, a música, o entusiasmo. Visto o sucesso da passada edição, dedicada ao conhecimento da África, e pela confirmação desta, 2ª, já está programada para o próximo ano um novo encontro do “Festival dos Jovens Sem Fronteiras”.

Publicado em 26/05/2011

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês