Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

27/5/2010 - Itália - Encontro europeu dos noviços salesianos
Fotos do artigo -ITÁLIA - ENCONTRO EUROPEU DOS NOVIÇOS SALESIANOS
(ANS – Pinerolo) – De 21 a 25 de maio, contemporaneamente com o encontro dos Bispos Salesianos com o Reitor-Mor e o seu Conselho, realizou-se o encontro europeu dos noviços salesianos. O evento se coloca dentro do Projeto Europa, iniciativa com a qual a Congregação pretende aceitar os atuais desafios pelo cristianismo no Velho Continente.

57 os jovens noviços, provenientes de 12 nações diferentes e guiados por 16 formadores: reuniram-se no noviciado de Monte Oliveto, Pinerolo, dando vida a intensos dias de oração e diálogo, para efetuar um fraterno intercâmbio de experiências, examinar a caminhada formativa e estabelecer colaborações e sinergias.

O encontro foi expressamente desejado pelo Reitor-Mor e o seu Conselho Geral, que exortaram os noviços presentes nos sete noviciados da Europa – 2 na Itália, 3 na Polônia, 1 na Espanha e 1 na Eslováquia – a participarem da iniciativa, com a finalidade de prover à formação de uma “mentalidade européia” nos salesianos da próxima geração. Na montagem da programação das atividades foi reservada uma especial atenção aos lugares salesianos e às figuras de Maria Auxiliadora e de Dom Bosco, pontos cardeais da caminhada formativa de cada noviço.

Chegando a Pinerolo na tarde de sexta-feira, 21 de maio, depois de uma vigília dedicada a conhecer-se e familiarizar-se reciprocamente, os noviços utilizaram a manhã do sábado na Sé de Turim, animando os cantos da missa com os bispos salesianos, presidida pelo Reitor-Mor e, sucessivamente, venerando a Sacra Síndone.

A tarde prosseguiu com um momento formativo sobre a figura do P. Rua, neste ano em que a Congregação celebra o centenário de morte deste I Sucessor de Dom Bosco. Da figura do P. Rua desenvolveu-se partiu um confronto em grupos sobre a experiência do noviciado: o caminho, as convicções, os sonhos, as perspectivas e a vivência pessoal – esse o objeto das análises. Falou-se especificamente de Dom Bosco, do P. Rua, da santidade salesiana e do sentido da santidade na vida concreta; do itinerário espiritual do noviciado; das dificuldades, alegrias e lutas mais significativas no percurso formativo; da realidade do “Projeto Europa” para cada noviço.

O dia seguinte, domingo de Pentecostes, os noviços visitaram Valdocco, e, em consideração aos preparativos para a celebração da festividade de N. Sra. Auxiliadora, iniciada de tarde com as Primeiros Vésperas, prestaram o próprio auxílio nas várias atividades de animação na Basílica e nos serviços para os peregrinos.

O serviço dos noviços continuou também de noite e até no dia seguinte, segunda-feira, 24 de maio, quando, com a solene procissão de N. Sra. Auxiliadora, participada por milhares de pessoas, se encerraram as atividades litúrgicas. Também nessa ocasião os noviços animaram e cuidaram do canto, da recitação do Terço em colaboração com os alunos de Valdocco.

Antes de voltar às próprias obras, terça-feira, 25 de maio, os jovens noviços participaram da Missa com os bispos salesianos, presidida pelo Cardeal Rodríguez Maradiaga, Arcebispo de Tegucigalpa, que ao saudá-los, dirigiu-lhes uma calorosa exortação: “Caminhai e perseverai com coragem e fidelidade!”.

Publicado em 27/05/2010

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês