Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

2/12/2013 - Itália - Os 65 Anos do ’Borgo Ragazzi Don Bosco’
Fotos do artigo -ITÁLIA – OS 65 ANOS DO ’BORGO RAGAZZI DON BOSCO’

(ANS -Roma) – A Obra salesiana 'Borgo Ragazzi Don Bosco' completa este ano 65 anos de existência (1948-2013). Em todos esses anos o ‘Borgo’ nunca deixou de acolher os jovens mais desvalidos, oferecendo-lhes escuta, diversão, formação, afeto, trabalho. Para celebrar o aniversário, quarta-feira próxima, 4 de dezembro, alunos e ex-alunos do Borgo, junto com o Diretor, encontrar-se-ão para uma coletiva com Autoridades e Jornalistas.

O encontro está marcado para as horas 11 (GMT+1), na sala do ‘Carroccio in Campidoglio’. Shari, Lucas e Rahat, três rapazes que frequentam o Borgo, referirão as suas histórias, ladeados por outros jovens residentes do Borgo e ex-alunos que o frequentaram ao longo dos anos. Falarão também o P. Stefano Aspettati, Diretor do Borgo; Rita Visini, Assessora para as Políticas sociais da Região Lácio; Luigi Nieri, vice-prefeito de Roma Capital; e Marcos De Giorgi, Diretor da Secretaria Nacional Antidiscriminações Raciais (Unar).

O Borgo Ragazzi Don Bosco nasceu no imediato pós-Segunda Guerra Mundial para ir ao encontro de milhares de jovens pobres e abandonados da época, que viviam em condições de pobreza e degradação social. «Desejamos que eles (ossalesianos) tomem conta desses meninos abandonados ou desemcaminhados, e façam tudo quanto Dom Bosco lhes inspirar» – disse então expressamente o Santo Padre Pio XII.

Depois de várias soluções provisórias o Borgo foi surgindo na sua sede atual, aproveitando de algumas edificações para militares pré-existentes, não mais utilizadas: e foi inaugurado no dia 18 de julho de 1948. Imediatamente a obra se encheu de meninos, acolhidos e acompanhados pelos salesianos, com aulas, cursos de formação profissional, diversão, educação religiosa.

Nestes 65 anos foram mais de 70 mil os jovens necessitados que passaram pelo Borgo. Ainda hoje o Borgo continua mantendo a sua identidade, oferecendo propostas educativas organizadas em três áreas:

  • o Centro de Formação Profissional, com perto de 350 alunos;
  • o Oratório-Centro juvenil, frequentado por perto de 1000 jovens, que conjuga acolhença com formação, oferecendo a possibilidade de experimentar a vida de grupo, a participação, a corresponsabilidade;
  • a Área marginalização e necessidade “Repor as Asas” que, através da Casa Lar, do Centro diurno, do Movimento das Famílias de Adoção temporária, acolhe 220 jovens de idade compreeendida entre 14 e 20 anos, em situação de necesidade, proporcionando-lhes projetos educativos personalizados e flexíveis.

Por ocasião do Congresso sobre o Sistema Preventivo e Direitos Humanos (Roma, 2-6 de janeiro de 2009) o Borgo Ragazzi Don Bosco foi também racontado em vídeo – “Roma, il Borgo degli Sciuscià” (Roma, o ‘Borgo’ dos Engraxates) – realizado por ‘Missioni Don Bosco-Media Centre di Torino’.

Publicado em 02/12/2013

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês