Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

8/11/2013 - RMG - P. Klement visita a Ásia Leste - 2
Fotos do artigo -RMG – P. KLEMENT VISITA A ÁSIA LESTE - 2

(ANS – Roma) – Repassamos a segunda parte da Entrevista com o Conselheiro Geral para as Missões salesianas, P. Václav Klement, sobre a sua recente visita aos países da Ásia Leste.

Entre as missões mais difíceis do mundo se conta a Igreja da diáspora em Taiwan. Quais as dificuldades e quais as esperanças da presença salesiana?

Certamente a Igreja de Taiwan está entre as mais jovens da Ásia: passaram apenas 150 anos da primeira evangelização na Ilha. A Igreja Católica não chega sequer a 0,5% da população. A maioria dos católicos vivem nas montanhas, nas áreas tribais, e o clero autóctone é reduzido – muitos sacerdotes e religiosos, de fato, migraram da China ou vieram do exterior. A humilde contribuição salesiana consiste em três presenças: a Paróquia, na capital, Taipé; a Escola técnica ‘secundária’, em Tainan; e a Cidade dos Meninos, em Chao Chou, na Diocese de Kaoshiung. Em 50 anos de atividades, obtivemos seis vocações salesianas. Há atualmente um jovem sacerdote, um estudante de teologia e sobretudo um primeiro salesiano aborígene neoprofesso (2013).

A FS – composta por SDB, FMA, SSCC e ADMA – é pequena, mas muito unida. E o próximo Congresso inspetorial dos SSCC – Salesianos Cooperadores – far-se-á não sem razão em Taiwan, onde os associados de Hong Kong e Macau estarão presentes especialmente para animar a presença local. Seja como for, Dom Bosco é conhecido também graças ao nosso Ex-aluno Prelado, Dom Bosco Lin Quem-nan, Bispo de Tainan, e pela nossa contribuição à Pastoral dos migrantes na mesma Diocese. Há muitos sinais de esperança. Deparamo-nos, entretanto, com um terreno árduo, onde é preciso semear sem cansar-se de trabalhar e de rezar.

Que novas fronteiras individuou em sua visita à Inspetoria chinesa?

Responder sempre com novo ímpeto aos desafios da sociedade e dos jovens em Hong Kong, Taiwan e Macau não é fácil. As mudanças culturais e econômicas são muito rápidas. Encontrei um novo oratório na ilha Cheng Chau, Hong Kong, mantido por um Salesiano Coadjutor junto com os SSCC; um internato, reaberto depois de 40 anos, na Escola técnica, de Aberdeen, sempre em Hong Kong; e mais o grande empenho dos SSCC para a  evangelização nas Paróquias e Escolas.

Apesar de uma média de idade muito elevada e do número dos Coirmãos em diminuição, a Inspetoria chinesa consegue regenerar-se, graças às energias espirituais e carismáticas.

Publicado em 08/11/2013

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês