Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

28/6/2013 - Itália - P. Ricaldone “Justo entre as nações”?
Fotos do artigo -ITÁLIA - P. RICALDONE “JUSTO ENTRE AS NAÇÕES”?

(ANS – Roma) – De uma recente pesquisa feita pelo P. Francesco Motto, ex-Diretor do Instituto Histórico Salesiano (ISS, sigla em italiano), aparece a contribuição dos Salesianos do Piemonte para a proteção de crianças e adolescentes judeus durante a ocupação nazista (1943-1945). O historiador salesiano faz votos para que o IV Sucessor de Dom Bosco, P. Pedro Ricaldone, seja reconhecido como “Justo entre as nações” pelo papel desenvolvido em autorizar e sustentar a sigilosa atividade de tutelar e proteger numerosas crianças, adolescentes e rapazes judeus.

A proteção salesiana prestada aos judeus na Itália ocupada pelos nazistas em Roma é conhecida; tanto é verdade que dois salesianos, P. Francisco Antonioli e P. Armando Alessandrini, foram condecorados com o título de “Justos entre as nações”, por terem salvado cerca de 70 meninos judeus, no Instituto Pio XI.

Também no Piemonte, sobretudo em Valdocco (Casa-Mãe e então sede da Casa Geral dos Salesianos), houve um real empenho de socorro aos judeus. Uma contribuição no último número de “Studi Piemontesi”, aos cuidados do P. Motto, identifica uma válida rede de proteção em favor de meninos judeus nas casas salesianas piemontesas: desde as de Turim, evidentemente mais em perigo pela maciça presença de forças de ocupação e de “repubblichini”, até às mais periféricas da Região, teoricamente mais seguras. Os dados recuperados na pesquisa arquivística e bibliográfica foram confirmados, definidos e também por vezes ampliados pelos testemunhos orais de “salvos” e “salvadores” ainda vivos.

Interessantes são também dois fatos. Antes de tudo, o de que muitos salesianos, na época jovens clérigos e coadjutores, não se lembrem absolutamente de tão arriscada acolhida – sinal evidente da extrema cautela com que agia o Diretor –. Igualmente interessante é saber que vários desses “jovens em perigo”, foram transferidos de uma casa salesiana a outra, do Piemonte, aproveitando sempre dos numerosos deslocamentos populares: uma migração freqüente, que não deixava pistas perigosas e que funcionava perfeitamente.

Com a sua “imprudente caridade” os diretores sabiam que estavam arriscando a própria vida, mas sabiam também que o convite de assim agir segundo o Evangelho procedia do mesmo Reitor-Mor, P. Pedro Ricaldone, promotor – secreto a todos, menos para esses diretores – de tal rede de salvação, que iniciava em Valdocco, por bem duas vezes perquirido pelos ocupantes, mas afortunadamente sem descobrir sinais daquela “partigiana” atividade que ali secretamente florescia.
 
Algumas dezenas de jovenzinhos (e não só) foram assim subtraídos aos campos de extermínio. De quase todos se localizaram nomes e sobrenomes. Alguns até se tornaram famosos.

Quem sabe se o P. Ricaldone – como se deu para outros agentes semelhantes – em nome de todos os “salvadores” salesianos, não será um dia condecorado com o título de “Justo entre as nações” pelo papel central na organização de tão vasta rede de socorro, no Piemonte. No Piemonte e alhures!

Publicado em 28/06/2013

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês