Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

19/6/2013 - RMG - O trabalho dos salesianos pelos refugiados
Fotos do artigo -RMG – O TRABALHO DOS SALESIANOS PELOS REFUGIADOS

(ANS – Roma) – Celebra-se amanhã, 20 de junho, o Dia Mundial do Refugiado, dia que nos lembra a situação de quase 70 milhões de pessoas no mundo. Mas o número vai crescendo, à medida que guerras, calamidades e discriminações obrigam as pessoas a abandonar os próprios países. A Procuradoria Missionária de Madri difundiu um comunicado para sublinhar o empenho pelos refugiados desenvolvido pela Congregação Salesiana.

O conflito no Mali causou mais de 280.000 desabrigados, sem mencionar os perto de 120.000 refugiados que buscaram refúgio nos países vizinhos. No Mali, em Bamaco, os missionários salesianos se preocupam pelas famílias necessitadas. “Aqui são as mesmas famílias do lugar que se estão encarregando de ajudar as outras famílias provenientes do Norte” – referem os missionários salesianos.

O Centro ‘Don Bosco Ngangi’, na República Democrática do Congo, é um dos lugares em que centenas e centenas de pessoas se refugiam toda a vez que se reacendem os confrontos na região. Atualmente a comunidade salesiana está alerta, porque – como testemunham em Goma - “não obstante a trégua esteja sendo respeitada, nunca se sabe o que pode acontecer. Neste momento, há algumas dezenas de refugiados em nossos pátios... Oferecem-se água, alimentos, cuidados médicos.

Entre as várias atividades em curso no Paquistão, os Filhos de Dom Bosco se ocupam em acudir as crianças refugiadas provenientes do Afeganistão. Em Queta, os centros escolares salesianos estão trabalhando duramente a fim de que as crianças afegãs possam continuar o seu curso formativo.

No campo de refugiados de Kakuma, no Quênia, o número de refugiados está aumentando. No fim do mês de maio, perto de 119.500 pessoas viviam naquele campo – um dos maiores do mundo –, no qual os salesianos trabalham faz anos e onde empenham-se por dar educação a mais de 66.000 menores refugiados.

A situação na Síria torna-se cada dia mais difícil. Explica o P. Munir El Rai, Inspetor dos Salesianos do Oriente Médio: “As tradicionais atividades tiveram de ser suspensas faz meses para poder responder às exigências da população”. Desde o início do conflito na Síria, além disso, também os salesianos presentes no Líbano começaram a dedicar-se aos refugiados sírios, visto que atualmente são perto de 500.000 os sírios fugidos para o Líbano, e – segundo os dados da UNICEF – mais da metade deles são crianças.

O Dia Mundial do Refugiado, que se celebra amanhã, 20 de junho, convida todos a não se esquecer de que há no mundo milhões de refugiados; e refugiados que têm necessidade de proteção e de ajuda.

Publicado em 19/06/2013

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês