Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

1/5/2013 - RMG - Os santos salesianos de maio
Fotos do artigo -RMG – OS SANTOS SALESIANOS DE MAIO

(ANS – Roma) – O P. Pierluigi Cameroni, Postulador Geral da FS, apresenta as figuras de santidade salesiana que se celebram no mês de maio.

6 de maio, são Domingos Sávio
Um santo especialmente querido de tantos meninos e de mães que estão à espera de um bebê ou desejam ter um. Certo dia quis Dom Bosco mostrar um sinal de especial benevolência aos seus jovens da Casa e lhes ofereceu a possibilidade de pedirem quanto ele lhes pudesse dar, prometendo-lhes que o faria. Todos podemos imaginar os extravagantes pedidos feitos pelos meninos. Sávio, tomando de um papel, escreveu apenas cinco palavras: “Peço que me faça santo!”. E Dom Bosco lhe deu a receita para fazer-se santo, três ingredientes mui bem integrados: a alegria – quanto perturba e tira a paz, não agrada a Deus; o cumprimento dos deveres de estudo e de oração; fazer o bem aos outros. Domingos Sávio seguiu à risca a receita aconselhada por seu Pai e Mestre. E em pouco tempo cruzou a linha de chegada da santidade.

13 de maio, santa Maria Domingas Mazzarello, Confundadora das Filhas de Maria Auxiliadora
É uma figura singular, que nos lembra que a santidade é possível, é cotidiana, que a podemos viver e fazer brilhar em torno de nós, seguindo pelo caminho da Fé. Não se nasce santos, mas consegue-se sê-lo respondendo à graça de Deus, ouvindo as pessoas que Ele nos põe ao lado, falando sobretudo com Deus na oração. Foi uma mulher de grande fé que soube reconhecer a presença de Jesus na Eucaristia e no semblante dos pobres, das educandas, das coirmãs; exortando a querer bem a todos não só com palavras mas também com o exemplo, com as obras. Na comunidade animada pela Irmã Maria Domingas o clima de acolhida e de autêntica humanidade de relações se harmonizava com uma Fé simples e profunda na presença de Deus. E tudo isso conferia um tom inconfundível ao ambiente. Dom Bosco numa sua carta escrita em Mornese menciona com incisividade de expressões essa atmosfera espiritual: “Aqui o clima está bem arejado, embora seja grande o calor do amor a Deus”.

16 de maio, são Luís Orione fundador da Pequena Obra da Divina Providência
Foi um menino crescido no Oratório de Valdocco. Dom Bosco notou as suas qualidades, incluindo-o entre os seus prediletos, assegurando-lhe: “Nós seremos sempre amigos”. Em Turim o jovem Luís conheceu também as obras de caridade de s. José Bento Cottolengo, vizinhas ao Oratório de Dom Bosco. Encarnou o carisma da caridade pelos pobres, vendo neles o rosto de Jesus, servindo-o com alegria… santa. Sempre em movimento, levava uma vida mui penitente e paupérrima e, embora com pouca saúde, organizou missões populares, presépios vivos, procissões, peregrinações, visando permear de Fé todas as fases da vida. Estava convencido de que viver na presença de Deus e crer na sua Divina Providência fosse o maior dos bens. Este era o ritornelo, ou refrão, do P. Orione: “Mais fé, mais fé, irmãos, é preciso ter mais Fé!... Uma Fé poderosa contra todas as batalhas, tornada o maior e mais divino conforto da vida humana – esta é a mais alta inspiratriz de todo o valor, de todo o santo heroísmo, de toda a arte bela e imortal, de toda a verdadeira grandeza moral, religiosa, civil”.

18 de maio, s. Leonardo Murialdo fundador da Congregação de São José
Outro santo turinense, crescido no sulco da tradição da santidade do Oitocentos, oferece a sua mensagem de fé e de alegria. Em sua adolescência viveu uma profunda crise existencial e espiritual que o levou a antecipar a sua volta à família e a concluir os estudos em Turim. Sua “volta à luz” se deu com a graça de uma confissão geral, na qual redescobriu a misericórdia de Deus. Maturou, então, aos 17 anos, a decisão de fazer-se sacerdote como resposta a Deus que o havia aferrado com o seu amor. Exatamente nesse período, como catequista do Oratório do Anjo da Guarda, foi conhecido e apreciado por Dom Bosco, que  o convenceu a aceitar a direção do novo Oratório São Luís, em Turim-Porta Nova. Ali entrou em contato também com os problemas das classes mais pobres, visitou suas casas, amadurecendo uma profunda sensibilidade social, educativa, apostólica que o levou depois a dedicar-se autonomamente a multíplices iniciativas em favor da juventude. Catequese, escola, atividades recreativas – esses os fundamentos do seu método educativo no Oratório.

29 de maio, São P. José Kowalski, mártir
Nascido em Siedliska, Polônia, em 1911, entrou para os salesianos em 1927 e tornou-se sacerdote em 1938. Apreciado conferencista segundo o carisma de Dom Bosco, foi educador; também através da música, criando um coro juvenil. O seu apostolado na Paróquia de são Stanislao Kostka a Dębniki (Cracóvia)foi interrompido no dia 23 de maio de 1941, quando os nazistas o levaram preso com mais 11 coirmãos. Tornou-se o ‘N.17.350’ no campo de extermínio de Auschwitz. Em 1942, por sua recusa em pisar um santo Terço, ou Rosário, foi submetido a trabalhos massacrantes. Foi em seguida torturado e afogado no canal de esgotos do campo de extermínio pelos guardas nazistas. Entre os seus apontamentos encontramos: «Jesus, quero ser fiel de verdade e servir-Te fielmente [….]. Entrego-me totalmente a Ti […]. Faze que eu nunca me separe de Ti e que até à morte eu Te seja fiel e mantenha o meu juramento: antes morrer que ofender-Te com o mais leve pecado [….]. Eu devo ser um salesiano santo, como foi santo o meu Pai, Dom Bosco”.

O mês de maio culmina com a Festa de Maria Auxiliadora, que na tradição salesiana tem uma importância decisiva. À preparação desta festa, ANS dedicará atenção especial.

Na seção de sdb.org, dedicada à ‘santidade’ estão disponíveis outras informações e recursos sobre os santos salesianos.

Publicado em 01/05/2013

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês