Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

10/4/2013 - Uruguai - Semana Santa diferente para a Escola de Animação Salesiana
Fotos do artigo -URUGUAI – SEMANA SANTA DIFERENTE PARA A ESCOLA DE ANIMAÇÃO SALESIANA
Fotografia disponível em Image Bank

(ANS – Montevidéu) – Os jovens da Escola de Animação Salesiana, de Montevidéu, tiveram a oportunidade de passar a Semana Santa em lugar bastante remoto, no Departamento de Durazno, longe da capital e da costumeira rotina, vivendo momentos de profunda espiritualidade salesiana. Na circunstância vários grupos de jovens missionários, acompanhados por seus familiares, visitaram perto de 60 famílias.

A Escola de Animação da obra “Talleres Don Bosco” compõe-se de um grupo de jovens que fazem experiência missionária através da animação e do serviço. Os meninos se reúnem uma vez por mês e nos encontros buscam sobretudo preparar-se para serem válidos missionários e anunciadores do Evangelho com a própria vida à luz da espiritualidade salesiana.

A preparação à missão da Semana Santa iniciou com um retiro espiritual, no qual os animadores se autoanalisaram a fim de descobrir os melhores recursos pessoais a serem oferecidos aos demais.

A missão, quarta para a Escola de Animação, foi levada a termo no território da comunidade de “Nuestra Señora de Lourdes de Chileno”. Embora tenha havido muitos elementos de continuidade relativamente às edições precedentes, registraram-se também numerosas inovações: foi a primeira feita em território rural; foi feita na Semana Santa; pôde contar com o acompanhamento das famílias dos animadores.

“Tendo já vivido outras experiências de Páscoa entre nós da Escola, sentimos a necessidade de integrar também as nossas famílias e partilhar com elas as nossas experiências; e depois parecia-nos interessante transmitir-lhe tudo isso que tínhamos vivido, tanto na Páscoa, quanto nas experiências das missões. O intercâmbio foi muito rico e cada um se nutriu espiritualmente de quanto os outros dispunham para oferecer, segundo as etapas da vida em que cada um se encontrava: desde as crianças até aos maiores, que giram pelas sete décadas de idade” – afirmou um dos membros do grupo.

Por ter sido realizada numa área rural, a missão foi diferente de todas as outras: as distâncias foram maiores, a hospitalidade diferente, assim como a acolhida e a abertura das pessoas. Numerosas foram as visitas, que constituem a atividade principal da missão; as famílias foram acolhedoras, abriram de par em par as portas, oferecem tempo, espaços e comida, e doaram aos missionários a sua experiência de vida, que se traduz em elementos de crescimento par eles.

A Escola de Animação preparou também todas as celebrações do Tríduo Pascal, tendo presente que para muitos dos habitantes, aquela era a primeira vez que tinham a oportunidade de as celebrar. De todas as funções participou um grande número de pessoas do lugar: de modo particular na Vigília Pascal as expectativas dos missionários foram ultrapassadas.

“Pudemos ver-nos a nós mesmos como verdadeiros instrumentos, levando a Palavra e os Sacramentos: a Eucaristia, o Batismo e as Confissões” – concluiu um outro missionário.

Publicado em 10/04/2013

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês