(ANS – Roma) – Sábado passado, 16 de março, na casa salesiana da Universidade de Maynooth, realizou-se um encontro de reflexão sobre o estado e progresso do Projeto Europa (PE) na Inspetoria São Patrício, da Irlanda. Da reunião participaram o P. Václav Klement, Conselheiro para as Missões Salesianas; o P. Michael Casey, Inspetor; os salesianos missionários chegados à Irlanda, no âmbito do Projeto Europa; e vários outros salesianos de diversas comunidades do País.
O encontro iniciou na Santa Missa, presidida pelo P. Klement. Na homilia o Conselheiro partilhou algumas reflexões sobre os passos da Escritura do dia e mencionou algumas suas experiências nos projetos missionários salesianos de todo o mundo. Terminada a Concelebração abriu-se espaço a um momento de partilha fraterna, durante o qual a conversa prosseguiu em clima de muita alegria e jovialidade.
De tarde as atividades foram retomadas com uma exposição feita pelo Inspetor, que moderou o encontro, e expressou o seu agradecimento ao P. Klement pela visita a Maynooth. O Conselheiro para as Missões reevocou o sentido e o escopo do PE, iniciativa encaminhada logo após o CG26 para renovar a presença salesiana nos países europeus. Desde então, explicou o Conselheiro, foram sete as Inspetorias salesianas que pediram ao Reitor-Mor para receber missionários. Entre essas também a Inspetoria irlandesa, atualmente com cinco candidatos: dois do Vietnã, dois da Índia e um da Polônia.
O P. Klement ilustrou igualmente como a experiência de acolher os missionários comporte caminhos diferentes em cada Inspetoria salesiana: “A coisa importante – disse o Conselheiro – é prosseguir; e pensar que nos estamos movendo na direção certa”. À exposição do P. Klement seguiu-se um ulterior momento de reflexão e partilha.
O encontro comunitário encerrou-se às 16 horas e sucessivamente o P. Klement teve um colóquio pessoal com cada um dos missionários presentes. A comunidade salesiana agradeceu pela visita recebida, pelos testemunhos, pelo entusiasmo e a carga de energia oferecidos aos missionários, como apoio à sua atividade. Uma palavra de agradecimento se estendeu também à comunidade de Maynooth pela generosa hospitalidade.
Publicado em 22/03/2013