Ilhas Salomão – Reerguida a Catedral destruída pelo tsunâmi |
Papua Nova Guiné – O Primeiro Ministro no jantar com os salesianos |
(ANS – Roma) – Ontem, domingo, 17 de março, o Primeiro Ministro das Ilhas Salomão, Gordon Darcy Lilo, visitando o Centro juvenil recém-construído junto à Catedral São Pedro, de Gizo, deteve-se a falar sobre o tema da misericórdia, que esteve no centro do primeiro Ângelus do Papa Francisco. Fez de anfitrião para o ilustre hóspede Dom Luciano Capelli, salesiano, Bispo Diocesano.
No encontro que se seguiu à Santa Missa, o Primeiro Ministro fez um discurso no qual, referindo-se à homilia de Dom Capelli inspirada no episódio da adúltera perdoada, asseverou partilhar da ideia de que o perdão está muito acima da lei...: “Punir com o pleno direito da lei é uma das opções, mas a compaixão e o perdão são capazes de transformar uma pessoa, porque a dignidade dos indivíduos sobrepuja de muito as possíveis falhas cometidas” – afirmou.
Mostrar misericórdia, compaixão e serviço às pessoas que violaram ou poderiam violar a lei é exatamente o empenho do Centro de Formação São Pedro, que oferece aos seus alunos a possibilidade de serem perdoados e de empreender uma caminhada de conversão através da educação, a fim de formar bons cristãos e honestos cidadãos, do jeito e maneira de Dom Bosco. O dom da educação é um atestado de confiança e de respeito à dignidade do réu e requalifica o indivíduo transgressor como membro da Igreja e da sociedade.
Na circunstância, o Dr. Lilo aplaudiu as iniciativas orientadas a dar uma nova possibilidade aos adolescentes que transgrediram a lei, porque lhes oferecem uma alternativa e lhes mostram boa vontade relativamente a eles. Em tal sentido ele também aconselhou o recurso a “penas alternativas” para quem é de menor, como instrumentos voltados a prevenir o crime e a redirecionar a juventude no rumo dos valores, positivos, cristãos, civis.
Quantos participaram desse dia ficaram felizes por esta opção de misericórdia, de preferência a uma cega justiça relativamente aos menores, e notaram a consonância dessas reflexões com as palavras pronunciadas, sempre ontem, 17 de março, pelo Papa Francisco, sobre a Misericórdia de Deus.
Publicado em 18/03/2013