Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

20/2/2013 - Itália - Centenário da “Cruz dos Mares”: portadores da Cruz de Cristo até aos extremos confins da terra
Fotos do artigo -ITÁLIA – CENTENÁRIO DA “CRUZ DOS MARES”: PORTADORES DA CRUZ DE CRISTO ATÉ AOS EXTREMOS CONFINS DA TERRA

(ANS – Roma) – Hoje, 20 de fevereiro, uma pequena equipe, guiada pelo historiador P. Francesco Motto SDB,  partiu da Itália para a Patagônia e o arquipélago da Terra do Fogo, para gravar uma docuficção acerca de um acontecimento histórico de interesse eclesial e salesiano: o I Centenário do Levantamento de uma Cruz monumental na ponta mais meridional da Patagônia, no Cabo Froward, promontório sobre o estreito de Magalhães.

A primeira cruz erguida – feita por duas traves de ferro, de 12 metros, cuja haste vertical afundava três metros no terreno rochoso – fora desejada e inaugurada no dia 21 de dezembro de 1913, pelo salesiano do Uruguai P. Luigi Heitor Salaberry, Diretor do Instituto São José, de Punta Arenas (provigário e depois 'governador' eclesiástico da mesma cidade) pela ocorrência do 16º Centenário do Edito de Constantino, o Grande, de 313 p. C., que concedeu a liberdade religiosa em todo o Império Romano em virtude da vitória obtida sobre Maxêncio depois do sonho da Santa Cruz e da visão “in hoc signo vinces” (sob este sinal vencerás).

Sendo a do Cabo Froward a ponta mais avançada da Igreja, à qual Jesus confiou o mandato de pregar a sua Palavra até aos confins da terra, os Salesianos, com o legítimo orgulho dos pioneiros, ali puseram em latim o versículo do salmo 71: “E dominarás de mar a mar, desde o rio até aos confins da terra”.

Em 1943 o mesmo P. Salaberry benzeu uma segunda cruz, agora de cimento armado, que substituiu a precedente, que, no entrementes, se havia parcialmente deteriorado. Também essa foi a seguir substituída, em abril de 1987, por uma cruz metálica, de estrutura tubular, de 50 metros de altura, com que celebrar a Viagem Apostólica do Papa João Paulo II ao Chile.

“A docuficção será também uma ocasião para documentar com rigor histórico a heróica, ainda que desafortunada, atividade salesiana entre os índios da Patagônia meridional e das ilhas fueguinas – explica o P. Motto –. As mesmas ilhas, com outras finalidades e conclusões, tinham sido visitadas alguns decênios antes por Charles Darwin, naturalista britânico, célebre por haver formulado a teoria da evolução das espécies”.

O filme articular-se-á exatamente nessa dupla orientação: a missionário-salesiana e a científico-darwiniana. O P. Motto espera apresentá-lo em pré-estréia em dezembro próximo, contemporaneamente em Punta Arenas, Chile, e em Turim, de onde partiu o sonho da presença salesiana até ao Sul do mundo, até à cidade de Ushuaia (Terra do Fogo) e ainda até mais ao sul, à ilha, desabitada, de Cabo Horn.

Publicado em 20/02/2013

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês