Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

14/2/2013 - República Dominicana - O aumento dos Ex-alunos de Dom Bosco nas Antilhas
Fotos do artigo -REPÚBLICA DOMINICANA – O AUMENTO DOS EX-ALUNOS DE DOM BOSCO NAS ANTILHAS
Fotografia disponível em Image Bank

(ANS – Santo Domingo) – Os Ex-alunos de Dom Bosco na Inspetoria das Antilhas, especialmente na República Dominicana e em Porto Rico, vivem atualmente um momento de alegre renascimento e de consolidação. A apenas dois anos da criação da Federação antilhana, os ex-alunos inscritos chegam a perto de 1 740.

O nascimento da Federação Antilhana, em 2011, e o seu desenvolvimento devem muito ao empenho do Inspetor das Antilhas, P. Víctor Pichardo, do Delegado inspetorial, P. Juan Linares, dos Diretores das casas salesianas e do Presidente da Federação, Sr. Luis Ventura Llanos. Graças a eles organizaram-se nove Uniões Locais ligadas a várias casas salesianas e foi possível reunir mais gerações de ex-alunos para celebrar Dom Bosco e o seu Sistema Preventivo e, sobretudo, para continuar a formação e o empenho, nascidos nas obras salesianas.

A consciência federativa dos Ex-alunos antilhanos cresceu rapidamente: as Uniões Locais têm organizado vários encontros, com uma presença média de perto de 200 ex-alunos em cada encontro. Todas as Uniões Locais, além disso, elegeram suas presidências e se estão elaborando os respectivos Regulamentos.

Entre 27 e 30 de janeiro reuniram-se as Uniões do Instituto Politécnico, de Santiago (IPSA), e os Colégios Dom Bosco, em Santo Domingo e em San Juan, Porto Rico: nos três com uma participação média de 200 ex-alunos.

As Uniões do Instituto Agronômico e Técnico Salesiano (IATESA), o Instituto Técnico Salesiano (ITESA) e o Colégio Sagrado Coração de Jesus, de Santo Domingo, reuniram-se contemporaneamente no dia 3 de fevereiro. Ao IATESA confluíram 500 Ex-alunos, acompanhados por suas famílias, e elegeram uma nova Presidência. Ao ITESA afluíram perto de 350 e ao Colégio Sagrado Coração, perto de 80. 

Normalmente os trabalhos nas Uniões Locais começam após a Santa Missa, seguindo-se um momento formativo e os jogos tradicionais. O tema de formação tratou da “Identidade e missão do Ex-aluno de Dom Bosco”.

As Uniões do Aspirantado Salesiano, de Jarabacoa, e do Colégio Sagrado Coração de Jesus, de Valverde de Mao, reúnem-se respectivamente no primeiro domingo de agosto e no mês de outubro. Esses também reúnem em média 200 ex-alunos.

A Federação antilhana está mui empenhada por que cada União colabore na área da educação/evangelização da missão da Igreja Local ou do Projeto Orgânico Inspetorial. Por exemplo, a União Local de IPSA organiza anualmente a Páscoa Juvenil para todos os alunos do Instituto; a maior parte dos inscritos na união do Sagrado Coração de Jesus, em Santo Domingo, se ocupa em animar o centro juvenil-oratório; a União local do aspirantado criou uma Fundação para socorrer às famílias mais pobres. 

Atualmente um grupo significativo de Ex-alunos antilhanos participa da primeira Escola de Líderes online, iniciada neste ano com a duração de 3 anos, que programa também um encontro ao vivo todos os anos na Semana Santa. Os participantes são 123 e agora, no mês de fevereiro, empenham-se por estudar a Doutrina Social da Igreja.

O objetivo da Federação antilhana é celebrar o Bicentenário de nascimento de Dom Bosco e o Centenário da Associação com a instituição de Uniões Locais em cada uma das Casas da Inspetoria.

Publicado em 14/02/2013

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês