(ANS – Bollington) – Conduzido pelo P. Kieran Anderson, Conselheiro Inspetorial para a Formação, e pelo P. Tony Fernandes, da Comissão Inspetorial para a Formação, realizou-se de 7 a 9 de dezembro, na ‘Savio House’, de Bollington, um encontro para um pequeno grupo de salesianos provenientes da Índia, Vietnã, Polônia e Eslováquia, chegados à Grã-Bretanha para o Projeto Europa. Uma ocasião para refletir e partilhar sua experiência desde quando chegaram à Inspetoria da Grã-Bretanha e, ao mesmo tempo, aprofundar o conhecimento recíproco.
Estrategicamente importante se tem revelado nos últimos anos o acompanhamento dos missionários nos países a que foram destinados; também para os salesianos que aderiram ao Projeto Europa. Os desafios mais importantes para uma fidelidade vocacional e eficiência pastoral maior, são os ligados ao acolhimento, inserção e acompanhamento dos que provêm de outros contextos sociais, culturais e religiosos de outros continentes e, em alguns casos, também de outras nações da mesma área geográfica. Esta atenção é, de fato, também uma das ‘criticidades’ que caracterizam o PE, que, no segundo núcleo temático, prevê o envio de missionários.
Para vencer esse desafio, a Inspetoria da Grã-Bretanha pensou num caminho de progressiva inserção dos missionários, com iniciativas que têm por fim a sua inculturação e integração.
Sábado, 8 de dezembro, o grupo foi a Liverpool onde, o P. Michael Duggan, da Comunidade de Bootle, tratou da história da presença e da missão salesiana nas escolas e nas paróquias do Condado de Merseyside.
Depois de visitar a cidade e a moderna Catedral católica, participaram da missa paroquial na solenidade da Imaculada Conceição, presidida pelo Inspetor P. Martin Coyle que, aos fiéis presentes, tratou da presença dos salesianos missionários, relacionando-a ao Projeto Europa.
A Inspetoria da Grã-Bretanha, de acordo com outras da Europa, se prepara para acolher por tempos determinados, jovens salesianos em tirocínio, para a aprendizagem da língua e da experiência pastoral inglesa: modalidade de intercâmbio para relacionamentos entre as realidades salesianas europeias.
Uma ulterior iniciativa atuada pela Inspetoria da Grã-Bretanha é a de fazer os salesianos missionários participarem do Capítulo Inspetorial 2013, com a finalidade de melhor conhecer os coirmãos e as dinâmicas históricas e pastorais da Inspetoria.
Publicado em 14/12/2012