Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

23/11/2012 - RMG - Mensagem do Reitor-Mor para a Beatificação da Ir. Troncatti
Fotos do artigo -RMG – MENSAGEM DO REITOR-MOR PARA A BEATIFICAÇÃO DA IR. TRONCATTI

(ANS – Roma) – Por ocasião da beatificação da Ir. Maria Troncatti, o P. Pascual Chávez escreveu uma mensagem em que relembra sua figura e a herança deixada.

Aceito com muito prazer o convite de dirigir uma Mensagem por ocasião da Beatificação da Irmã Maria Troncatti, Filha de Maria Auxiliadora, beatificação que se dará em Macas, Equador, no dia 24 de novembro de 2012.
 
Trata-se de reconhecer, à luz da fé, o evento dessa mulher singular, consagrada, missionária e mãe para todos aqueles que tiveram a graça de se encontrar com ela. É sobretudo o testemunho de quem realmente viveu a paixão apostólica do “Da mihi animas, cetera tolle”, aceitando a exigente ascese do “Trabalho e temperança”, como condição indispensável para “produzir fruto”. Esta FMA na selva amazônica do Equador se fez “médica” para os corpos e para as almas: enquanto curava e socorria, evangelizava, anunciando e testemunhando a todos o amor infinito do Pai e a ternura materna de Nossa Sra. Auxiliadora. Com a sua Beatificação quer-se fazer viva memória de uma numerosa falange de generosos e heróicos Salesianos missionários e Filhas de Maria Auxiliadora, que na selva amazônica do Equador semearam, por entre lágrimas, suor e, com freqüência, com a própria vida, a semente do Evangelho.
 
A Beatificação da Irmã Troncatti é sinal privilegiado do amor de Deus por toda a Família Salesiana, pelo Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora especialmente. A santidade de Família honra a todos os grupos que se identificam na espiritualidade salesiana de Dom Bosco e de Madre Mazzarello. É estímulo a viver com paixão o carisma, e a transmiti-lo às jovens gerações num mundo não apenas cheio de desafios mas também rico de sinais de esperança.

A vida de Maria Troncatti foi realmente consagrada na verdade, operando a partir de Deus, em comunhão com Jesus Cristo, no amor do Espírito Santo. Uniu-se e conformou-se a Jesus Cristo, renunciando a si mesma e vivendo com fidelidade os empenhos assumidos com a sua Profissão religiosa. Graças à sua fé e ao sacrifício constante de si, refulge pela sua extraordinária capacidade de saber conjugar de modo admirável o anúncio do Evangelho e a promoção humana, obtendo frutos de conversão espiritual e de libertação humana e social. Ela pertence ao denso grupo de pessoas, de que brotaram e jorram viçosos rios de vida, repleta como estava do gáudio da fé, vivida na radicalidade da obediência e na força do amor.

É significativo e comovente que a Igreja reconheça de modo oficial, exatamente no ano dedicado à Fé, a santidade dessa Filha sua, tornando-a sinal de esperança para este nosso mundo, pelo qual perpassa e cresce um difuso analfabetismo religioso. Para ela toda a ocasião era oportuna para indicar a salvação em nome de Jesus e de Maria: seja cozinhando, seja assistindo aos doentes, seja medicando, sempre a palavra evangélica era por ela semeada no íntimo das pessoas, que baixava como remédio que cura as feridas e as chagas dos corações e das almas. A sua beatificação nos ajuda a recordar que as missões possuem o seu centro no Anúncio da salvação no nome de Jesus Cristo.

Desejo enfim recordar que este evento de graça sobrevém na caminhada de preparação ao Bicentenário de nascimento do nosso Pai e Fundador Dom Bosco. A nova Bem-Aventurada encarnou de modo singular o lema salesiano “Da mihi animas, cetera tolle”, através de um zelo e de uma dedicação incondicional pelas almas, até ao dom da sua própria vida. A Ir. Maria preocupava-se pelo homem todo, por suas necessidades físicas e espirituais. Com o seu exemplo e a sua Mensagem relembra a todos os Membros da Família Salesiana que não se preocupem apenas com o corpo mas também com as necessidades da alma do homem. Quantas almas salvas! Quantas crianças arrancadas à morte segura! Quantas meninas e mulheres defendidas na sua dignidade! Quantas famílias formadas e conservadas na verdade do amor conjugal e familiar! Quantos incêndios de ódio e de vingança extintos pela força da paciência e pela doação da própria vida! E tudo isso vivido com grande zelo apostólico e missionário, uma disponibilidade contínua, uma dedicação renovada cada dia aos pés do Altar, uma entrega até ao sacrifício supremo da vida pela reconciliação e a paz.

Que a Bv. Maria Troncatti nos obtenha a graça de corresponder generosamente à vocação cristã. E desperte em nossas famílias e comunidades cristãs e religiosas, o dom da Fé e o empenho por anunciar o Evangelho sobretudo aos Jovens e aos Pobres.

P. Pascual Chávez Villanueva
Reitor-Mor

Publicado em 23/11/2012

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês