Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

23/10/2012 - RMG - Continua o compromisso de conhecimento e formação da Família Salesiana na África
Fotos do artigo -RMG – CONTINUA O COMPROMISSO DE CONHECIMENTO E FORMAÇÃO DA FAMÍLIA SALESIANA NA ÁFRICA
Fotografia disponível em Image Bank

(ANS - Roma) – O padre Giuseppe Casti e o padre José Pastor Ramirez, respectivamente Delegado Mundial para os Salesianos Cooperadores e Delegado da Confederação dos Ex-alunos de Dom Bosco, visitaram e conheceram, de 19 de setembro a 20 outubro, vários grupos da Família Salesiana da África. Uma viagem que segue outras iniciativas postas em prática para apoiar o crescimento da Família Salesiana no grande Continente Negro.

Com o apoio da Conferência das Inspetorias e Visitadorias da África-Madagascar e Conselheiro Regional, padre Guillermo Basañes, os dois Delegados mundiais visitaram:

  • A Visitadoria da África Tropical Equatorial (ATE): Camarões (Yaoundé, Mimboman, Ebolowa), Gabão (Libreville, Oyem);
  • A Visitadoria África Ocidental Francófona (AFO): Benin (Parakou, Porto Novo e Cotonou), Togo (Lomé, Gbodjomé, Kara, Cinkassé), Burkina Faso (Bobo);
  • A Inspetoria África Ocidental Anglófona (AFW): Gana (Sunyani, Ashaiman), Nigéria (Onitsha, Ondo, Akure, Abuja, Ibadan).

Participaram das várias sessões de formação: Salesianos, Filhas de Maria Auxiliadora, Salesianos Cooperadores, a Associação dos Devotos de Maria Auxiliadora, Ex-Alunos de Dom Bosco, Voluntárias de Dom Bosco. Houve uma participação significativa de jovens salesianos em formação inicial: pré-noviços, noviços, pós-noviços e estudantes de teologia. Na Visitadoria ATE foram encontradas 180 pessoas, na Visitadoria AFO, 305 pessoas e na Inspetoria AFW, 210, totalizando o encontro com 695 membros da Família Salesiana.

Os objetivos desta viagem de formação organizada pelo padre Adriano Bregolin, Vigário do Reitor-Mor e responsável pela animação da Família Salesiana foram diversos: conhecer mais sobre a realidade da Família Salesiana Africana, verificar o andamento dos compromissos assumidos anteriormente, encorajar o crescimento seja quantitativo como qualitativo, assim como a identidade de grupos; estudar e analisar a Carta de Identidade Carismática e Espiritual da Família Salesiana; aprofundar a identidade e o papel dos Delegados da Família Salesiana; estudar a identidade dos diversos grupos da Família Salesiana, principalmente a dos Salesianos Cooperadores Ex-Alunos de Dom Bosco.

Em todas as ocasiões foi apresentada a "Carta de Identidade Carismática da Família Salesiana" e foram compartilhados documentos como "A identidade e a vocação do Salesiano Cooperador", "A identidade e a missão do Ex-Aluno de Dom Bosco", " A identidade e a missão do Delegado da Família Salesiana", e o "Estatuto dos Ex-Alunos de Dom Bosco".

Nos três distritos visitados, existentes há cerca de 30 ou 35 anos, a Família Salesiana ainda é jovem e está em processo de estruturação e de conscientização sobre a importância da "autonomia não só espiritual, formativa, econômica e de governo, mas também apostólica, realizando a missão em estruturas próprias e segundo modalidades peculiares. "(Carta de Identidade 20). O grande desafio é fortalecer e construir Centros Locais e províncias para os Salesianos Cooperadores e melhorar e criar sindicatos locais e Federações Nacionais Provinciais e potencializar e criar Uniões Locais e Federações Nacionais e Inspetoriais para os Ex-Alunos de Dom Bosco.

Embora na África, os encontros entre diferentes centros sejam difíceis e caros devido à distância, os Inspetores e seus Conselhos, os Delegados para a Família Salesiana e os diferentes grupos buscam enfrentar o desafio de "pensar em comum, trabalhar em comum e rezar em comum "(Carta de Identidade 39) “para fazer da Família Salesiana um vasto movimento de pessoas que, de diferentes maneiras trabalham para a salvação dos jovens"(Constituições SDB 5).

Esta viagem de treinamento foi mais um passo realizado no compromisso com a formação da Família Salesiana na África. A primeira viagem feita pelos padres Casti e Ramirez ocorreu de 1 a 31 de março deste ano e teve como destino a Visitadoria da África–Etiópia-Eritréia e a Inspetoria da África Leste. Fazem parte deste projeto também as duas sessões de formação para Delegados da Família Salesiana realizadas em Adis-Abeba, a primeira de 21 a 25 de setembro de 2011 e a segunda de 1 a 11 de março de 2012.

Postado em 23/10/2012

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês