Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

15/10/2012 - Estados Unidos - Dia Internacional das meninas
Fotos do artigo -ESTADOS UNIDOS – DIA INTERNACIONAL DAS MENINAS

(ANS - Nova York) - Na quinta-feira, 11 de outubro foi comemorado pela primeira vez o Dia Internacional das Meninas. Criada para promover a igualdade de tratamento e oportunidades iguais para meninas, a data representa um reconhecimento da comunidade internacional sobre o fato de que ainda existem diferenças na forma como são tutelados e promovidos os direitos de meninas e adolescentes, em relação a seus coetâneos masculinos.

O Dia Internacional das Meninas foi estabelecido em 2011, por voto, na Assembleia Geral das Nações Unidas, para reconhecer os direitos de meninas e os desafios que elas enfrentam nas várias realidades em todo o mundo. Um dos principais temas abordados no Dia Internacional foi o casamento de meninas menores de idade. Pela primeira vez, os Estados-Membros reconheceram que o casamento entre crianças é uma violação dos direitos humanos e uma grave ameaça para a saúde das meninas e adolescentes, cujos corpos não estão totalmente desenvolvidos para a maternidade, o que coloca em risco tanto sua saúde quanto a de seus filhos.

O casamento de meninas, inclusive, é uma forma de mantê-las na pobreza, uma vez que impede as condições para que possam concluir uma formação. O pleno potencial que as meninas poderiam assumir é interrompido quando, ainda crianças, elas são obrigadas a assumir as tarefas domésticas e a educação dos filhos.

Para promover a conscientização do problema e incentivar ações de pressão contra esse fenômeno, seja pelos Estados-Membros como por aqueles que visitam todos os dias as Nações Unidas, foi realizada uma exposição exclusiva sobre o casamento entre menores na sede das Nações Unidas em Nova York.

A ocasião representou uma oportunidade importante para que os Estados-Membros, parceiros das Nações Unidas, a sociedade civil e o setor privado pudessem se engajar coletivamente em prol de causas comuns.

Apesar dos muitos avanços na direção de uma mudança de status e de uma diferente percepção das mulheres e meninas, ainda há muito a ser feito para resolver os graves problemas que as meninas e adolescentes enfrentam: oportunidades limitadas de educação, analfabetismo e abandono escolar precoce, violência física e sexual, falta de figuras inspiradoras, trabalho forçado e oportunidades de emprego limitadas, tráfico, imagens distorcidas apresentadas pela mídia e, acima de tudo, desigualdade. Meninos e meninas precisam ser considerados e tratados como iguais. Eles querem participar plenamente nos processos de tomada de decisão, especialmente aqueles que afetam suas vidas em famílias e comunidades.

Saiba mais sobre os problemas das meninas e sobre o dia dedicado a elas acessando o link: http://dayofthegirl.com

Postado em 15/10/2012

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês