Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

10/9/2012 - Malta - Novos ambientes de acolhida para a Obra “Osanna Pia”
Fotos do artigo -MALTA – NOVOS AMBIENTES DE ACOLHIDA PARA A OBRA “OSANNA PIA”

(ANS – Sliema) – A casa de acolhida, para jovens em dificuldade, “Osanna Pia”, em Sliema, está ampliando nestes meses os seus ambientes, a fim de poder acolher mais jovens e, sobretudo, aperfeiçoar o percurso de acompanhamento dos beneficiários rumo à vida independente.

O governo maltês cedeu aos Salesianos um pequeno edifício, sito em Mrabat Street, atualmente em fase de reestruturação, do qual advirão sete apartamentos. Uma vez terminados os trabalhos, a edificação poderá receber jovens, também jovens-adultos, em dificuldade, que não podem contar com o auxílio da própria família, que tiveram uma passado problemático com os inevitáveis consequentes problemas comportamentais.

Os salesianos de Sliema já se especializaram nessas problemáticas: faz anos que dirigem a obra Osanna Pia, que se ocupa, de fato, em acolher jovens problemáticos (entre 18 e 25 anos) e acompanhá-los na fase de crescente amadurecimento: “Aqui a experiência em educação é importante – explica o P. Sávio Vella, Diretor de Osanna Pia –. Mas não estamos aqui para quem quer que se decida a deixar a família e a procurar um internato... econômico. Devemos assegurar-nos de que esses jovens têm a intenção de construir-se o próprio futuro e preparar-se à vida independente. Se assim não for e não estiverem dispostos a colaborar, nós lhe dizemos que busquem outro ambiente em que resolver seus próprios problemas. Sobretudo se não querem trabalhar ou recusam as oportunidades”.

A nova estrutura, que se chamará “Casa Mamãe Margarida”, servirá para continuar essa caminhada educativa: para ali serão encaminhados os jovens já adultos demais, para serem recebidos em Osanna Pia, mas que por suas histórias de vida precisem de apoio e de uma base segura para dar o último passo rumo a uma vida independente.

“Não é por nada que devem ser ‘sem-casa’ – diz o P. Vella –. Quiçá seja gente que se desloca de cá para lá (talvez tenha até residência, mas não fixa). (…) Os jovens que vivem um trauma, que não conseguem ver o próprio futuro de modo claro, mas que entretanto querem fazer alguma coisa de sua vida: esses podem beneficiar-se da nossa oportunidade”.

Por sua vez, os beneficiários deverão demonstrar estarem realmente intencionados a construir-se uma vida independente: para ser aceito, deve um ter um trabalho e ter outrossim bem claro na cabeça que a residência nesse ambiente será temporária, sem pensar que pode até constituir um lar e continuar vivendo ali sem fim...

A “Casa Mamãe Margarida” já recebeu o sinal verde da Autoridade de Planejamento. Metade da despesa total para a reestruturação (300.000 €) já foi gasta pelos salesianos; para a quantia restante está a caminho uma ação de arrecadação de fundos com o objetivo explícito de completar o projeto até o fim de 2014, às vésperas do Bicentenário de Nascimento de Dom Bosco.

Publicado em 10/09/2012

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês