Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

16/7/2012 - Brasil - Depois de Rio+20: educação ambiental na favela do Jacarezinho
Fotos do artigo -BRASIL – DEPOIS DE RIO+20: EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FAVELA DO JACAREZINHO
Fotografia disponível em Image Bank

(ANS – Rio de Janeiro) – Na Conferência das Nações Unidas “Rio+20”, os governos das nações e as organizações internacionais assumiram mui poucos empenhos concretos para salvaguardar a criação e respeitar a natureza. Compete pois a cada “honesto cidadão” realizar no seu pequeno entorno iniciativas positivas para o respeito do ambiente e da educação das jovens gerações.

A “Rio+20” – assim chamada para recordar os 20 anos passados desde a análoga reunião em 1992 – as delegações dos países de todo o mundo procuraram achar acordos comuns sobre temas muito atuais concernentes à sustentabilidade da assim chamada “economia verde”. Antes e durante o encontro, além disso, se fez um fórum alternativo, chamado “Cúpula dos Povos”, aberto a representantes da sociedade civil, membros de ongues, jovens.

Massimiliano Schilirò, ex-voluntário e colaborador de duas ongues salesianas – Voluntariado Internacional para o Desenvolvimento (VIS – Itália), e 'Jugend Eine Welt' (JEW – Áustria), decidiu pôr em prática algumas das metodologias e informações conhecidas graças à “Rio+20” e à “Cúpula dos Povos”. Na última semana de junho trabalhou como voluntário na escola salesiana “Alberto Monteiro de Carvalho”, na favela do Jacarezinho, uma das maiores do Rio.

Para sensibilizar os alunos e convidá-los a fazerem atividades concretas para a defesa do ambiente, o jovem, coadjuvado pelas autoridades escolares, organizou 17 laboratórios e duas apresentações coletivas, que envolveram todas as classes do Instituto salesiano. Deste modo cerca de 300 entre crianças e meninos/meninas (de 4 a 15 anos) receberam informações sobre o tema da sustentabilidade em geral e sobre a Conferência da ONU em particular.

Durante a semana os alunos puseram em prática quanto aprenderam nos laboratórios/oficinas: separaram metal, material plástico, papel, lixo orgânico, etc. Com o auxílio dos pais, foram também recolhidas dezenas de latas de óleo de cozinha usadas. O dinheiro obtido pela venda de tudo será em seguida usado para a compra de plantas para a escola, tornando-a assim “mais verde”. Recolheram-se também muitas outras idéias para dar pequenos, mas importantes, passos a fim de melhorar a situação higiênica e a coleta de lixo na Comunidade do Jacarezinho, ainda em meio a enormes problemas.

A iniciativa teve o mérito de sensibilizar não só os alunos, que responderam com grande entusiasmo, mas também suas famílias. Toda a contribuição, para a defesa do ambiente e para um mundo mais justo, por pequena que seja, é muito importante: permite abrir caminho a um futuro mais sustentável de um ponto de vista não só ecológico. Também econômico e social.

Publicado em 16/07/2012

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês