Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

2/7/2012 - Quênia - O Inspetor visita a obra salesiana no campo de refugiados de Kakuma
Fotos do artigo -QUÊNIA – O INSPETOR VISITA A OBRA SALESIANA NO CAMPO DE REFUGIADOS DE KAKUMA
Fotografia disponível em Image Bank

(ANS – Kakuma) – Segunda-feira, 25 de junho, o P. Gianni Rolandi, recém-nomeado Superior da Inspetoria África Leste, foi visitar a Obra Santa Cruz, dentro do campo de refugiados de Kakuma. O P. Rolandi reuniu-se com professores, alunos, agentes, pessoal do centro e guias das pequenas comunidades cristãs.

Durante o dia o Inspetor presidiu a duas Celebrações Eucarísticas, uma na Paróquia Santa Cruz e outra na igreja dedicada a são Daniel Comboni. Reunindo-se com os catequistas e os guias das pequenas comunidades cristãs presentes na paróquia ouviu suas exigências e pedidos, relativas especialmente ao envio de mais sacerdotes que possam cuidar da vida e da formação espiritual dos refugiados.

Sucessivamente decorreu um encontro com os jovens refugiados que frequentam a escola técnico-profissional ‘Don Bosco Vocational Training Center’: cerca de 1 000 pessoas, procedentes de um grande número de países da África central e oriental, que seguem os cursos de encaminhamento ao trabalho (marcenaria, mecânica de carros, soldagem, costura, hidráulica, eletrônica, alvenaria, informática e inglês). O Superior entreteve-se também com os refugiados e se interessou pelas suas atividades e condições. Os alunos até se exibiram com várias atuações artísticas.

O P. Rolandi reuniu-se depois com a Ir. Elizabeth Pappu, das Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria (FMM), que coordena um serviço de socorro alimentar e de primeira necessidade para 4000 famílias de etnia Turkana, presentes no território da diocese de Lodwar, em que se insere o campo de Kakuma.

No final da visita o P. Rolandi encorajou e saudou o Salesiano Irmão Sr. Muriuki Njagi, coordenador do centro, e o P. Luke Mulayinkal, Diretor, e retornou de tarde à Casa inspetorial de Nairóbi.

No campo de Kakuma os salesianos realizam várias atividades. Além de levar avante uma escola técnico-profissional e de colaborar com as FMM no auxílio à população Turkana, eles conduzem as atividades do oratório cotidiano (jogos e dinâmicas, das 17 às 19h; seguidos pela récita do terço, por vésperas e pela boa-noite salesiana). O oratório é frequentado por um grande número de refugiados, crianças, adolescentes e jovens normalmente cristãos. Mas não faltam pessoas de outras religiões. Faz poucos dias, um jovem ruandês, de 22 anos, cujos pais desapareceram e ao qual lhe mataram um irmão, começou a frequentar o oratório salesiano; não é cristão, mas declarou ter encontrado no ambiente muita serenidade e paz.

Outras iniciativas propostas pelos salesianos, que envolvem sempre os Turkana, são a perfuração de novos poços de água na zona e um projeto educativo experimental em cinco escolas elementares dentro do campo de Kakuma.
 
Os Filhos de Dom Bosco esperam também reabrir a Escola técnica Dom Bosco III – terceira escola técnica dentro do campo – que já foi ativa de 2000 a 2007 e ao depois fechada pela repatriação dos refugiados sudaneses que a frequentavam, e por falta de fundos. “Agora que a população interna é de mais de 96.000 pessoas, há urgente necessidade da reabertura desse centro” – declara o P. Mulayinkal. Os salesianos são os únicos que oferecem formação técnica em Kakuma. A reabertura é sustentada também pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (UNHCR).

Publicado em 02/07/2012

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês