Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

27/6/2012 - Itália - Irmã Maria Troncatti: a graça de um sim total
Fotos do artigo -ITÁLIA – IRMÃ MARIA TRONCATTI: A GRAÇA DE UM SIM TOTAL

(ANS – Roma) – Domingo, 24 de junho, Festa do Sucessor de Dom Bosco, a Madre Yvonne Reungoat, Superiora Geral das Filhas de Maria Auxiliadora, presenteou o Reitor-Mor, P. Pascual Chávez, com o último livro editado sobre a Venerável Ir. Maria Troncatti, intitulado: “A graça de um sim inteiramente doado”.

No dia 10 de maio de 2012, o Papa Bento XVI assinou o decreto sobre o milagre de cura atribuído à intercessão da Venerável Maria Troncatti. E é justamente sobre a vida e as obras da Ir. Maria Troncatti que se concentra o recente livro da Ir. Maria Collino “A graça de um sim inteiramente doado. Maria Troncatti missionária na floresta amazônica”. O volume que acaba de sair pela Editora Elledici – LDC Torino, é a segunda biografia, depois de “Selva, pátria do coração”, dedicada à futura Beata. Programadas para breve traduções para outras línguas.

Compõe-se o livro de 17 capítulos que percorrem toda a vida da Ir. Maria, desde o encontro com os salesianos, quando era ainda uma menina de dez anos e descobriu o Boletim Salesiano, que lhe foi dado por sua professora do curso elementar; e nele se lia sobre as missões e ao mesmo tempo se descobriam novos horizontes; até a sua morte ocorrida no dia 25 de agosto de 1969, num acidente de avião, quando o meio no qual viajava para ir a Quito precipitou-se no solo.

A vida de Ir. Maria é uma vida densa e rica de experiências, uma vida cheia de aventuras. Nasceu em 16 de fevereiro de 1883, terceira de quatro filhos, em Còrteno Golgi, aldeia dos Alpes lombardos, no norte da Itália. Deixou sua família e sua cidadezinha natal, para entrar no postulado, em 15 de outubro de 1905: não voltará mais à sua casa. O sofrimento de deixar seus caros e sua terra foi muito grande, a ponto de impedi-la de voltar a pôr os pés nos lugares que a tinham visto nascer.

De fato, muitos anos depois, às vésperas dos seus oitenta e cinco anos, em uma carta aos sobrinhos escreveu sobre sua antiga e sempre presente dor: «Você me diz que sempre conserva a esperança de me ver voltar à pátria; na minha idade isto é impossível, não por culpa de minhas Superioras. Muitas vezes me disseram que se eu desejasse rever os meus, teriam permitido a minha viagem. Eu nunca aceitei (antes de tudo porque o meu lugar é aqui) mas também porque chegando o dia da partida, a despedida me custou demais: despedir-me de meus pais, das Superioras, da pátria, da língua, de tudo; ao entrar no navio eu disse adeus para sempre. No céu nos veremos outra vez».

O sofrimento e a esperança são constantes na vida da Ir. Maria. Antes de partir para a América do Sul, para Guayaquil (Equador), em 1922, o tifo e a primeira guerra mundial (1915-1918) marcaram profundamente o ânimo e o espírito da Beata. Também depois da chegada na floresta amazônica serão muitos os momentos duros que encontrará pela frente. Mas a Ir. Maria foi “a mulher do sim”. Nunca retrocedeu, apesar das numerosas dificuldades.

No livro está tudo isto e mais ainda; e a Ir. Maria Collino consegue, graças ao frescor e fluência da sua linguagem, tornar atual e envolvente a história dessa extraordinária Filha de Maria Auxiliadora.

Publicado em 27/06/2012

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês