Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

27/6/2012 - Equador - Fórum sobre Infância e Adolescência
Fotos do artigo -EQUADOR – FÓRUM SOBRE INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA
Fotografia disponível em Image Bank

(ANS – Quito) – No Auditorium dedicado a Dom Candido Rada, da Universidade Politécnica Salesiana – Campus-El Girón –, decorreu, nos dias 20-21 de junho, um fórum sobre o tema: “Infância e adolescência em estado de vulnerabilidade na realidade sociopolítica do Equador”. Participou da sessão de abertura o Inspetor do Equador, P. Marcelo Farfán, o P. Francisco Sánchez, Coordenador Nacional do Projeto Salesiano Equador, e o P. Javier Herrán, Reitor do ateneu salesiano.

Nas falas de abertura, as autoridades sublinharam que o projeto salesiano “Meninos de rua” é um dos eixos basilares da opção preferencial da inspetoria salesiana equatoriana e está o programa voltado ao melhoramento da qualidade da vida dos ‘meninos de rua’. Na ocasião pôs-se também em evidência que a finalidade do Fórum era em primeiro lugar debater e tratar das políticas públicas e o impacto sobre os projetos em curso.

Quarta-feira, 20 de junho, o sociólogo René Unda, apresentou o modo de “articular a ação público-estatal com os trabalhos para as crianças e adolescentes em estado de vulnerabilidade”; enquanto que coube ao Dr. Fernando Vásquez e ao Dr. Fernando Suárez tratar da questão dos Conselhos da Infância e da Adolescência, o seu impacto, os desafios, as atuais reformas constitucionais.

Na quinta-feira o Dr. Alexander Cusianovich – falando em videoconferência –, o Sr. Vladimir Chicaiza, membro da Organização Internacional do Trabalho(OIT), e o Dr. Luis Herrera, da Universidade Politécnica Salesiana, trataram do problema do trabalho de crianças e adolescentes. Insistiram em que o assunto deve ser examinado sob diversos ângulos, porque embora sendo um problema global, “o trabalho de menores nas tribos indígenas – exemplificou o Dr. Cusianovich – não pode ser entendido do mesmo modo que o trabalho de crianças, meninas ou adolescentes, das grandes cidades”. E tal fenômeno “não pode ser medido pelo fornecimento de sondagens, embora nos seja necessário também estar de posse de hermenêuticas cuidadosas para compreender plenamente esse fenômeno social”.

Sucessivamente, o Dr. Henry Betancourt, do Ministério para a Inclusão Econômica e Social – Instituto para a Infância e a Família, falou dos progressos do novo modelo ‘Cuidado e Proteção Especial’; e a Dra. Gentiana Susaj (da ‘Fundación Esperanza’) apresentou a pavorosa realidade do tráfico de seres humanos, especialmente de crianças e adolescentes em estado de risco.

Outros temas de reflexão no Fórum foram a violência intrafamiliar, as deficiências e os direitos humanos, a maternidade de adolescentes, educação.

Do Fórum participaram mais de 200 pessoas, entre alunos da Universidade Salesiana, funcionários do Ministério para a Inclusão Econômica e Social, e do Município Metropolitano, de Quito, e membros de Ongues que trabalham com crianças e adolescentes em estado de vulnerabilidade sociomoral, mais Professores das sete cidades em que está ativo o Projeto Salesiano Equador.

Publicado em 27/06/2012

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês