RMG – Entrevista com Dom Luciano Capelli: ‘a única solução para a violência é a de Cristo’ |
RMG – Dom Luciano Capelli: da Valtellina às Ilhas Salomão |
(ANS – Roma) – Com a publicação desta terceira e última parte, termina a entrevista feita por ANS com Dom Capelli, Bispo de Gizo. O tema agora é Capítulo Geral 27 (CG27) da Congregação Salesiana.
O próximo CG27 terá como tema o testemunho evangélico. Como pode um salesiano bispo, hoje, ser testemunha radical, do Evangelho?
Dom Capelli:
Pode-se sê-lo estando com seu povo, como fazia Dom Bosco com os seus rapazes, “assistindo” com fraterna presença os irmãos, a fim de compreender-lhes as necessidades, prevenir problemas, cuidar das feridas... É um dever nada fácil, devido sobretudo às grandes distâncias. Trata-se de uma presença que se torne sinal radical; de uma Presença mais viva, que sabe dar vida com toda a abundância.
Tanto o P. Cimatti quanto o P. Braga resumiram numa palavra a sua contribuição de testemunho evangélico radical que se possa dar no Oriente: “amizade”! É um verdadeiro valor universal: uma amizade sincera, que dá o justo valor às pessoas encontradas e as faz sentir-se realmente como são, na sua mais total dignidade; que estimula a descobrir aquele Amor maior, do qual a amizade, humana, é apenas um sinal; sinal que faz descobrir a Sua graça e a Sua amizade, que libertam o coração e dão sentido a toda a existência.
O tema do CG27 faz referência ao trabalho e à temperança: como explicaria a importância dessas duas virtudes a um jovem salesiano em formação?
Dom Capelli:
Trabalho e temperança permitem ao salesiano ser e viver tudo e sempre para os outros, imitando Dom Bosco, que era motivado e sustentado pela graça. Sem sacrifício não se faz nada de bom e duradouro. “Se o grão de trigo que cai na terra não morre, ele fica só. Mas, se morre, produz muito fruto” (Jo 12,24). Também o meu avião ultraleve para decolar precisa de usar toda a sua força: se usasse só a metade do poder do motor, não levantaria voo! Ou se ama generosamente, até ao sacrifício, ou se é egoísta.
Publicado em 08/06/2012