Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

28/5/2012 - Brasil - Seminário Nacional de Jovens Comunicadores
Fotos do artigo -BRASIL – SEMINÁRIO NACIONAL DE JOVENS COMUNICADORES
Fotografia disponível em Image Bank

(ANS – Brasília) – De 18 a 20 de maio, realizou-se em Brasília-DF o Seminário Nacional de Jovens Comunicadores, promovido pelas Comissões Episcopais para a Juventude e para a Comunicação, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O encontro visava formar os jovens profissionais da mídia e contou com a participação de vários representantes da presença salesiana no Brasil.

Presentes uma média 200 participantes vindos de diversas regiões do país. O tema geral foi: ‘Jovens Católicos: Comunicação que transforma vidas’. Teve como objetivo trabalhar a formação dos jovens profissionais de comunicação ou que atuam na área a partir de uma espiritualidade baseada nos valores cristãos e no seguimento de Jesus Cristo. Também gerou a possibilidade de intercâmbio entre esses jovens e engajamento na comunicação da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), de julho de 2013. Além de o encontro ter sido realizado em duas casas salesianas vizinhas (Colégio Maria Auxiliadora (FMA) e Colégio Dom Bosco (SDB), havia vários jovens ligados a presenças salesianas no Brasil.

Na abertura feita na noite de 18 foi comentada a mensagem do Papa para o Dia mundial das Comunicações “Silêncio e Palavra: Caminho de evangelização" e de como a comunicação pode mudar a vida. Dom Eduardo Pinheiro SDB, por exemplo, falou da responsabilidade dos jovens comunicadores pela nova evangelização e fez um apelo: "A grande responsabilidade de vocês não é só ‘como’ comunicar melhor, como transmitir a fé, os valores... É muito maior! É ajudar a Igreja e a sociedade a compreender melhor o que se passa na cultura juvenil, permeada pela cultura midiática”.

Já no dia 19, também o Cardeal Dom Claudio Maria Celli participou, através de videoconferência, falando da capacidade natural, quase “genética”, do brasileiro de saber acolher, mas deixou clara a importância do testemunho: "Eu sei que os Jovens do mundo vão receber acolhida fraterna; mas me parece que vocês devem oferecer algo mais: oferecer um testemunho de vida cristã muito forte e profundamente vivida. Os amigos que vêm de todo mundo, olhando para vocês vejam que são discípulos de Jesus. Esta será a grande comunicação que vocês deverão oferecer aos jovens de todo mundo que irão para Jornada Mundial da Juventude”.

Ainda nessa manhã de sábado, 19, foi a vez de o P. Antonio Spadaro SJ, Professor da Gregoriana, de Roma, começar sua intervenção dizendo logo de saída que traria mais perguntas que respostas. Referindo-se à internete, disse: “A Internete já não é um instrumento; é um ambiente, parte integrante de nossa vida cotidiana”. Por isso, “o verdadeiro desafio da Igreja não é ‘usar’ bem a rede, mas viver bem na rede; viver a rede como num ambiente de vida”. E se também estamos em rede, uma parte de nossa vida é digital, uma parte de nossa vida de fé também é digital: ela é um lugar onde se vive a fé.

Mais adiante tratou da capacidade de doar, no sentido cristão de criar relação, e passar – um desafio! - da conexão à comunhão: “Não basta estar conectado para estar em comunhão” – disse. É preciso perceber a rede como lugar onde a comunhão é possível. Finalizou colocando as capacidades de testemunhar, pensar juntos, estar juntos. Sobre o primeiro, observou: “... evangelizar não significa transmitir mensagens de fé ou inserir conteúdo religioso”. É necessário autenticidade de vida, testemunhando com coerência seus valores e escolhas: “Somente encarnando o Evangelho é que se evangeliza”.

No domingo, a Ir. Élide Folgolari, assessora da Comissão para a Comunicação da CNBB, coordenou a organização dos grupos de interatividade, numa nova divisão, de acordo com sua área de formação ou campo de atuação, onde os participantes foram estimulados a partilhar “como comunicar a vida cristã no exercício de sua profissão”. Em todos os relatos, a palavra-chave que emergiu de todas as intervenções foi: «testemunho».

Sucessivamente a Comissão para a Juventude apresentou os projetos e as atividades empreendidas, pondo em evidência o sítio dedicado aos jovens www.jovensconectados.org.br, operativo há já um ano e que serve para motivar e animar a juventude em vista da JMJ de 2013.

A missa de encerramento foi presidida por Dom  Pinheiro.

Publicado em 28/05/2012

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês