Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

10/5/2012 - Vaticano - A caminho da beatificação da Irmã Maria Troncatti
Fotos do artigo -VATICANO – A CAMINHO DA BEATIFICAÇÃO DA IRMÃ MARIA TRONCATTI

(ANS – Roma) - Papa Bento XVI, durante a audiência concedida hoje ao card. Angelo Amato, sdb, Prefeito da Congregação das Causas dos Santos, assinou o Decreto sobre o milagre de cura atribuído à intercessão da Venerável Serva de Deus Maria Troncatti (+ 1969), Filha de Maria Auxiliadora, Missionária no Equador.

"Acolhamos este dom como sinal privilegiado do amor de Deus para toda a Família Salesiana e, de modo particular, para o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, declarou Madre Yvonne, Superiora Geral das FMA. A santidade de família honra todos os grupos que fazem referência à espiritualidade salesiana de Dom Bosco. É estímulo para viver com paixão o carisma e transmiti-lo às jovens gerações num mundo cheio de desafios, mas também rico de sinais de esperança. O horizonte da santidade reconhecida pela Igreja é dom extraordinário da bondade de Deus, mas a medida elevada da santidade vivida no cotidiano também é compromisso de cada um de nós. Queiramos despertar a paixão pela santidade simples e exigente, própria da nossa vida salesiana e, antes ainda, de uma vida evangélica vivida com coerência e totalidade de dom".

Maria Troncatti nasce em Corteno Golgi (Bréscia) em 16 de fevereiro de 1883. Cresce alegre e operosa na numerosa família, entre os campos e o cuidado dos irmãozinhos, num clima cálido do afeto dos pais. Assídua à catequese paroquial e aos Sacramentos, a adolescente Maria amadurece um profundo senso cristão que a abre à vocação religiosa. Por obediência ao pai e ao pároco, contudo, espera chegar à maioridade antes de pedir a admissão ao Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora e emite a primeira profissão em 1908 em Nizza Monferrato.

Durante a primeira guerra mundial (1915-1918), Ir. Maria, em Varazze, faz cursos de assistência sanitária e trabalha como enfermeira da Cruz Vermelha no hospital militar, experiência que a tornará sempre mais preciosa durante sua longa atividade missionária na floresta amazônica do Equador oriental.

De fato, tendo partido para o Equador em 1922, é enviada entre os indígenas shuar, onde com outras duas coirmãs inicia um difícil trabalho de evangelização entre riscos de todos os tipos, não excluídos os causados pelos animais da floresta e pelas insídias dos rios agitados, atravessando-os a pé ou por frágeis "pontes" de cipós, ou às costas dos índios. Macas, Sevilla Don Bosco, Sucúa são alguns dos "milagres" ainda florescentes da ação de Ir. Maria Troncatti: enfermeira, cirurgiã e ortopedista, dentista e anestesista... Mas, sobretudo, catequista e evangelizadora, rica de admiráveis recursos de fé, de paciência e de amor fraterno.

Sua obra pela promoção da mulher shuar floresce em centenas de novas famílias cristãs, formadas pela primeira vez por livre escolha pessoal dos jovens esposos. Ir. Maria morre num trágico acidente aéreo em Sucúa no dia 25 de agosto de 1969, oferecendo sua vida pela reconciliação entre os colonos e os indígenas. Seus restos mortais repousam em Macas, Província de Morona (Equador). Foi declarada Venerável em 8 de novembro de 2008.

Publicado em 10/05/2012

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês