(ANS – Veneza-Mestre) – De 15 a 18 de março realizou-se no Instituto Salesiano São Marcos, de Veneza-Mestre, o 2º encontro anual da Escola de Líderes, dos Jovens Ex-alunos da Europa, curso de formação de três anos. Ao encontro estavam presentes 45 jovens ex-alunos (JEx) procedentes da Itália, Espanha, Croácia, Polônia e Eslováquia, mais três Delegados nacionais: P. Enrico Peretti, para a Federação italiana; P. Jesus Guerra Ibanez, para a espanhola; e o P. Ivan Zitnansky, para a eslovaca.
Os trabalhos iniciaram no fim da tarde de quinta-feira, 15, e trataram de vários temas, úteis à formação de um jovem ex-aluno, relativos a competências profissionais, opção de Fé, consciência moral, empenho social. O P. Fabrizio Emanuelli, Delegado para a Formação Profissional, da Inspetoria da Itália-Nordeste, tratou do tema “Dom Bosco Bom Pastor”, sublinhando a capacidade inventiva do Santo para responder às necessidades dos jovens pobres e a sua plena confiança na Divina Providência.
No dia seguinte, o Eng. Giovanni Costanza, da Sicília, e o Dr. Michal Hort, eslovaco, falaram respectivamente de “Gestão do grupo e do conselho ex-alunos” e “Gestão e direção de um grupo de trabalho”, evidenciando o valor agregado do trabalho realizado em sinergia e com espírito de colaboração.
Muito rico de participação foi o dia de sábado: primeiramente o Dr. Maurizio Feraco, consultor de empresa e formador, tratou do tema das técnicas de comunicação; depois o P. Riccardo Michielan, diretor da Casa de Mestre, debateu o empenho pela evangelização a que todo ex-aluno é chamado; depois o Salesiano Cooperador Luciano Pasqualato esclareceu como o lema “bom cristão e honesto cidadão” encontre a sua realização concreta no empenho solidário; para terminar, mediante uma mesa-redonda, alguns ex-alunos deram os seus testemunhos de atenção e dedicação às necessidades do próximo.
Domingo, 18, enfim, o P. Peretti aprofundou “O sentido da pertença à Família Salesiana” como identidade própria do líder e sobretudo do ex-aluno empenhado na realização do carisma de Dom Bosco.
Não faltaram momentos de intercâmbio e festa, como uma vigília cultural no primeiro dia – na qual cada delegação partilhou comidas e tradições – e a visita a Veneza.
Do encontro, organizado pela Vice-Jex italiana, Luisa Bertiato, em colaboração com o Vice-Jex mundial, Angel Gudiña, tomaram parte também a Conselheira Mundial Gex, Domenica Sapienza, e, sábado, o Presidente da Confederação dos Ex-alunos de Dom Bosco, Francisco Muceo. O delegado mundial P. José Pastor Ramirez mandou uma saudação mui efetuosa, desde a África, onde está empenhado pela formação das realidades locais.
Publicado em 21/03/2012