Itália – A carta de identidade salesiana para os serviços residenciais para crianças e adolescentes |
RMG – PE: um olhar sobre a realidade juvenil italiana |
(ANS – La Spezia) – Entre as várias atividades que o oratório Dom Bosco, de La Spezia, e a Federação SCS/CNOS (Serviço Civil Salesiano/Centro Nacional das Obras Salesianas)-Salesianos para o Social, levam avante conjuntamente com vários outros parceiros de administração e das políticas sociais, está o “SOS Escuta”: um programa de consultoria, acolhida e acompanhamento que visa interceptar os pedidos sociais não imediatamente detectados e dar resposta às dificuldades mais difusas entre Pais e Crianças e Adolescentes.
“Na cidade de La Spezia – observa o P. Antonio Integlia, Diretor do Oratório – as problemáticas sociais, de famílias e menores, são muito diversificadas e sobretudo não manifestadas. Quem se encontra em tais situações de dificuldade pode de fato ter muitas resistências de expor necessidades. E isso pelos motivos mais disparatados: uma situação de parcial ilegalidade, a não-aceitação da própria situação, o medo de ser julgado publicamente, o orgulho. Em outros casos, ao invés, as pessoas sequer sabem da existência de serviços no território. E a ausência de apoio, durante a primeira fase de um mal-estar, pode levar ao incremento dos problemas que podem, consequentemente, levar à exclusão social, a percursos de dependência, a desvios e a danos psicológicos”.
Nestes âmbitos, em que é difícil desenvolver atividades estruturais, é importante agir preventivamente e iniciar um relacionamento de apoio de fácil acesso, multidisciplinar e feito mediante relacionamentos informais. O serviço SOS Escuta, gratuito e anônimo, orienta-se a jovens, a pais, a famílias; e aspira a enfrentar os problemas e as dúvidas ligados à educação, à comunicação com os filhos, ao relacionamento entre o casal, à escola e à inserção no trabalho. Para ter acesso ao ‘SOS Escuta’ basta uma telefonada: dela podem em seguida derivar entrevistas com especialistas, e, se necessário, percursos de acompanhamento: individuais, de casal, de grupo...
Os objetivos imediatos de ‘SOS Escuta’ são: promoção de conhecimentos e de competências dos pais; escuta e uma primeira intervenção de consultoria psicológico-familiar; o aprofundamento de temáticas caladas; orientação e acompanhamento rumo a outros serviços necessários.
Quatro as atividades desenvolvidas paralelamente com a exposição: o desenvolvimento da rede de escuta e a avaliação do sistema dos serviços; percursos de suporte à ‘parentalidade’; consultoria, orientação e acompanhamento nos problemas de cada indivíduo; e sondagem sobre o desenvolvimento e caminhada do problema.
O processo de busca das causas do problema e dos serviços oferecidos permitirá, além disso, imaginar e coordenar novas respostas, integradas às exigências dos cidadãos.
Publicado em 08/03/2012