Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

13/1/2012 - RMG - Nomeações e encargos para o Instituto Histórico Salesiano
Fotos do artigo -RMG – NOMEAÇÕES E ENCARGOS PARA O INSTITUTO HISTÓRICO SALESIANO

(ANS – Roma) – Tendo em vista a preparação e celebração do Bicentenário de nascimento de Dom Bosco, o Reitor-Mor imprimiu um novo impulso ao Instituto Histórico Salesiano (sigla em italiano, ISS) que está no momento a celebrar 30 anos de Fundação.

Com uma carta enviada a todos os membros do ISS, ontem, 12 de janeiro, o P. Pascual Chávez comunicou quer o nome do novo Diretor, quer a nomeação de novos membros, e indicou os empenhos tendo em vista o ano de 2015.

O novo Diretor do Instituto Histórico, para o quadriênio 2012-2015, é o P. José Manuel Prellezo, docente emérito da Faculdade de Ciências da Educação, da UPS, e membro associado do ISS desde 1984.

O P. José Manuel Prellezo nasceu em Espiñama (Espanha) em 1932 e reside desde 1985 na Visitadoria “Maria Sede da Sabedoria” (Universidade Pontifícia Salesiana), de Roma. Admitido como membro do ISS em 2004, é co-autor do “Dicionário de Ciências da Educação” (Editora LAS) e autor da nova edição espanhola de “Memórias do Oratório” (Editorial CCS, Madri).

Outra novidade é a ampliação do número de membros associados do ISS: ao P. Francisco Casella, P. Aldo Giraudo e P. Prellezo se acrescentará o P. Bruno Bordignon, o P. Miguel Canino, o P. Giorgio Rossi e o P. Norbert Wolff, nomeado Vice-Diretor. O ISS, cuja sede está na Casa Geral, é constituído globalmente por dez componentes: sete associados e três estáveis. Estes são: o P. Jesús Graciliano González, o P. Francesco Motto e o P. Stanisław Zimniak, que continua sendo o Secretário de coordenação.

Na mesma carta, o Reitor-Mor relembra alguns empenhos que os membros do ISS, além dos já assumidos em vista de 2015, são chamados a cumprir também em vista do Congresso Histórico Internacional do Bicentenário. Além do cumprimento dos fins institucionais previstos pelo Estatuto, o ISS é chamado: a continuar a publicação semestral da coleção “Ricerche Storiche Salesiane” (Pesquisas Históricas Salesianas), para a qual se deverá proceder à constituição de um Grupo de redação e de um Redator-chefe ou Coordenador; a concretizar a decisão do Capítulo Geral 26 acerca das fontes salesianas: “O Reitor-Mor com o seu Conselho cuide da tradução e publicação de uma coleção das principais fontes salesianas” (n. 12).

O ISS foi criado pelo Reitor-Mor P. Egídio Viganó há 30 anos. O decreto de fundação traz a data de 23 de dezembro 1981, enquanto que o seu Estatuto entrou em vigor no dia 31 de janeiro de 1982. Ao primeiro Diretor, P. Pedro Braido, sucedeu em 1992 o P. Francesco Motto, que continuará o seu empenho no ISS, levando a termo o Epistolário de Dom Bosco.

O P. Chávez, assegurando novas atuações num futuro próximo orientadas ao ISS, atesta: “Nestes anos o Instituto Histórico cresceu no volume de obras produzidas, na ampliação da sua própria ação com a fundação da ACSSA (1996) e na qualidade científica dos trabalhos produzidos”.

Publicado em 13/01/2012

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês