Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

19/12/2011 - Itália - Florença recebe o Reitor-Mor
Fotos do artigo -ITÁLIA – FLORENÇA RECEBE O REITOR-MOR

(ANS – Florença) – A crônica da casa salesiana de Florença registrou entre suas páginas a memória de um dia especial: a visita do Reitor-Mor no dia da festa da Imaculada por ocasião do centenário de fundação da paróquia Sagrada Família e dos 130 anos da chegada dos salesianos à cidade.

A acolhida e a primeira parte do dia foram dedicadas à evocação histórica da chegada de Dom Bosco a Florença. O Reitor-Mor dirigiu-se da Praça Alberti à pracinha da Paróquia salesiana, de carruagem, como fizera Dom Bosco. Ali o P. Chávez dirigiu uma breve saudação aos presentes e os jovens do oratório encenaram o início da presença salesiana na cidade. Junto com o Reitor-Mor, estava o P. Alberto Lorenzelli, Inspetor da Itália Circunscrição Central (ICC); o P. Adriano Moro, pároco; e o P. Roberto Colameo, Diretor da Obra

À Eucaristia confluíram Autoridades civis – da cidade e da província –, Salesianos e Salesianas, entre as quais a Ir. Celestina Corna, Inspetora, e numerosos Paroquianos, Meninos e Jovens do oratório. O Reitor-Mor, indicando Maria qual modelo, encorajou a acolher Jesus na própria vida, lembrando-lhes que Deus “não tira nada, antes faz brilhar quanto de verdadeiro, belo, bom e nobre está presente na pessoa de cada qual”. Exortou em seguida a não olhar para a Igreja como a “um semáforo perenemente vermelho, mas como a um poderoso sim! Sim a Cristo, suma alegria. Sim à vida, à verdadeira vida!”.

Seguiu-se no pátio o ‘círculo mariano’, em que se recordou o nascimento do oratório salesiano, e no teatro, um encontro durante o qual foram rememorados os 130 anos de história da obra salesiana. Ali o Reitor-Mor respondeu a algumas perguntas dos jovens, os quais muito apreciaram seu coração pastoral, sua grande capacidade de ‘ler’ os corações dos jovens e seus problemas, sua capacidade de apontar novos horizontes de sentido.

A comunidade educativo-pastoral compartilhou o almoço com o Reitor-Mor, o qual antes de partir desejou reunir-se com os salesianos, renovando a sua exortação de seguir o Cristo com Dom Bosco, obedecendo às Constituições e amando aos jovens.

A obra salesiana de Florença, prosseguindo o desejo de Dom Bosco, empenha-se por educar cristãmente os jovens através das atividades paroquiais, do oratório-centro juvenil, da escola, de uma residência universitária, da sala da comunidade “Sala S” e da associação esportiva Sales.

O P. Colameo assim se expressou durante o dia: “A missão educativa que recolhemos de Dom Bosco e que temos com humildade procurado levar avante em todos estes anos, é o presente que Deus deu à Igreja de Florença e a toda a cidade. A missão dos salesianos é estar entre o povo, entre os jovens: porque são eles que constroem a história”.

Publicado em 19/12/2011

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês