Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

25/11/2011 - Índia - Inauguração do Aspirantado missionário “Dom Humberto D’Rosário”
Fotos do artigo -ÍNDIA – INAUGURAÇÃO DO ASPIRANTADO MISSIONÁRIO “DOM HUMBERTO D’ROSÁRIO”
Fotografia disponível em Image Bank

(ANS – Sirajuli) – Na presença de dois bispos, do Conselheiro para as Missões, do Conselheiro Regional, do Inspetor local e de numerosos outros salesianos, benfeitores e jovens, foi oficialmente inaugurado, no dia 22 de novembro passado, o Aspirantado missionário “Dom Humberto D’Rosário”, com sede em Sirajuli, Índia.

A nova construção constitui o 13° aspirantado missionário levantado pela Congregação salesiana, sendo o primeiro a criar-se fora da Europa. A sua construção foi deliberada pelo Conselho Inspetorial da Inspetoria salesiana de Guwahati (ING) em 2007, obtendo a seguir a aprovação do Reitor-Mor, P. Pascual Chávez, em 2009, e de Dom Michael Akasius Toppo, bispo de Tezpur (Diocese em que surge o novo centro de formação), em junho deste ano.

A evento teve início com a cerimônia de inauguração pelo P. Václav Klement, Conselheiro para as Missões, que no seu discurso afirmou: “Hoje é um dia histórico para a Congregação salesiana, porque nos reatamos à tradição dos doze aspirantados missionários da Europa, os quais proporcionaram quase a metade dos 11 000 missionários salesianos enviados ao mundo”.

Sucessivamente Dom Toppo procedeu à bênção dos ambientes já habitáveis (visto que uma parte do edifício está ainda por terminar). “Hoje é um dia de bênção para a diocese de Tezpur, porque de Sirajuli irradiar-se-ão para todo o mundo os portadores do Evangelho”.

Também o P. Joe Almeida, Inspetor de Guwahati, sublinhou a importância do acontecimento, acrescentando: “Depois de receber, na Índia, 400 missionários salesianos, chegou a hora de a Índia mandar missionários a todo o mundo e à Europa, como sinal da sua gratidão. Agora temos vocações e uma fé robusta”.

Depois da cerimônia, Dom Toppo presidiu a Eucaristia, ladeado por Dom Robert Kerketta SDB, bispo emérito de Tezpur; pelo P. Klement e P. Maria Arokiam Kanaga, Conselheiro regional para a Ásia Sul; pelo P. Almeida; e por cerca de 30 salesianos das Inspetorias do Nordeste da Índia.

O dia de festa concluiu-se com uma também festiva sessão cultural, com exibição de danças e cantos pelos aspirantes e pré-noviços, procedentes das três tribos principais da área – Adivasi, Boro e Khasi – todos em trajes tradicionais.

Na ocasião Dom Toppo pronunciou outras tocantes expressões sobre o novo aspirantado. Vejamos algumas: “Sirajuli era um lugar desconhecido, como Nazaré. Torna-se agora um epicentro de animação missionária. (…) A pequena semente que lançamos haverá de crescer e se tornar uma grande árvore”. O P. Klement por sua vez recordou o nome de alguns missionários indianos que partiram no decurso das últimas expedições: Suresh Ekka, exatamente de Sirajuli, agora na Bulgária; e Paulus Guria, ora em Uganda.

O aspirantado missionário de Sirajuli servirá às Inspetorias indianas de Guwahati, Dimapur, Calcutá, Mumbai e Nova Délhi. Já moram nele o P. Paul Lyngot, Diretor; dois sacerdotes e dois tirocinantes – um clérigo e outro coadjutor –; treze pré-noviços; e mais 40 aspirantes.

Publicado em 25/11/2011

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês