Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

23/11/2011 - Israel - “Dies Academicus” do Studium Theologicum Salesianum
Fotos do artigo -ISRAEL – “DIES ACADEMICUS” DO STUDIUM THEOLOGICUM SALESIANUM
Fotografia disponível em Image Bank

(ANS – Jerusalém) – O “Studium Theologicum Salesianum – SS. Pedro e Paulo” (STS) celebrou quinta-feira, 17 de novembro, o seu “Dies Academicus”. Neste ano o tradicional evento foi especialmente significativo porque marcou a inauguração do Centro de Estudo como Seção da Faculdade de Teologia da Universidade Pontifícia Salesiana (UPS), de Roma.

Presentes o Núncio Apostólico na Terra Santa, Dom Antonio Franco; o Vigário Patriarcal de Israel, Dom Giacinto-Boulos Marcuzzo; Dom Joseph Jules Zerey, Arcebispo da Igreja Greco-Católica; e o Custódio da Terra Santa, P. Pierbattista Pizzaballa. Para representar a UPS estava o Decano emérito da Faculdade de Teologia, P. Giorgio Zevini, e o atual Reitor da UPS, P. Carlo Nanni. Presentes outrossim o Superior da Inspetoria salesiana do Oriente Médio, P. Maurizio Spreafico, e o ilustre convidado especial para o dia, o Arcebispo salesiano Dom Sávio Hon Tai-Fai, Secretário da Congregação para a Evangelização dos Povos, a quem coube fazer a ‘Lectio Magistralis’ sobre “Teologia, Sabedoria e Evangelização”.

Núcleo da sua exposição foi a importância da amizade com Jesus Cristo. “Cristo é a Sabedoria de Deus – disse o Arcebispo –, mas, logo em seguida, como um amigo, Jesus chama os seus seguidores a partilhar a sua missão de Evangelização”. Dom Sávio ilustrou, com um exemplo concreto, quanto pretendia, traçando um perfil da vida do Cardeal Celso Costantini, que em tempos mui diferentes foi Delegado Pontifício na China e Secretário da ‘Propaganda Fide’.

Em seu empenho missionário, o Cardeal Costantini procurou remover qualquer estigma negativo do Cristianismo, que o viam como religião européia e estrangeira na China. Um dos modos pelos quais tentou obter esse objetivo foi o livro “Folhas secas”, que Dom Sávio Hon Tai-Fai resumiu através de cinco efes: Formar o Clero local; Favorecer as Artes Religiosas (o mesmo Cardeal Costantini era um artista e desenhou as suas habitações segundo o estilo chinês); Fundar obras de bem, especialmente, para ajudar pessoas feridas física e espiritualmente (como nos conflitos dos primeiros anos do século XX, na China); Fazer amizade com todos (o Cardeal Costantini seguiu nisso o exemplo do P. Mateus Ricci); e Fé em Deus.

Resumindo numa frase, Dom Sávio Hon Tai-Fai disse: “Evangelizar é como tecer com a própria vida um fofo tapete amarelo por sobre o qual o povo possa caminhar rumo ao imortal e perfeito esplendor de Cristo”.

Terminada a ‘Lectio Magistralis’ todos os presentes puderam saborear uma apresentação organística magnífica, feita pela organista Tatyana Yourovski.

Publicado em 23/11/2011 

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês