Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

16/11/2011 - Itália - A entrega das “Memórias do Oratório” em preparação ao Bicentenário
Fotos do artigo -ITÁLIA – A ENTREGA DAS “MEMÓRIAS DO ORATÓRIO” EM PREPARAÇÃO AO BICENTENÁRIO
Fotografia disponível em Image Bank

(ANS – Roma) –  Em preparação ao Bicentenário de nascimento de Dom Bosco, em 2015, os salesianos da Universidade Pontifícia Salesiana (UPS) reuniram-se segunda-feira, 14 de novembro, para o lançamento e a entrega das “Memórias do Oratório” em sua última edição.

Ao evento estavam presentes todos os salesianos da Visitadoria UPS – Professores e Alunos –, e Representantes de vários grupos da FS. O encontro, desejado pelo Superior da Visitadoria, P. Joaquim D’Souza, e pelo Reitor, Prof. P. Carlos Nanni, foi organizado pelo Instituto de Teologia Pastoral da Faculdade de Teologia e coordenado pelo Diretor do Instituto, Prof. P. Jesús Manuel García. Presente também o P. Francesco Cereda, Conselheiro geral para a Formação, em Visita Extraordinária à UPS.
 
Aberto por breve momento de oração, o encontro constou de três momentos. No primeiro, o Prof. P. Aldo Giraudo apresentou o volume das “Memórias do Oratório” que Dom Bosco escreveu entre 1873 e 1875 e confiado “aos seus caríssimos filhos salesianos” em 1879. O volume, editado pela editora LAS, inicia por uma introdução histórica, pelo mesmo P. Giraudo, que também cuidou de notas históricas.

Em sua fala o Professor Giraudo afirmou que o valor desse volume reside na oferta de um sistema educativo, que o mesmo Dom Bosco imaginou como a proposta pedagógica e pastoral a quem optasse por aderir ao seu carisma. Citando o P. Braido, o P. Giraudo definiu as “Memórias do Oratório” como as “Memórias do futuro”.

Sucessivamente o P. Tonelli tratou do tempo que Dom Bosco levou para escrever as suas “Memórias”. Um tempo necessário para alcançar “uma memória sapiente”, capaz de oferecer uma “interpretação apaixonada” e um exemplo de “comunicação evocativa” em que existe o envolvimento direto do leitor. A expressão “bada che ti riguarda”, que Dom Bosco dirige ao seu leitor, disse o P. Tonelli, está “envolvida pelo afeto e pelo relacionamento”.

A Profra. De Nitto, enfim, evidenciou como as três décadas racontadas coincidam com três momentos da estratégia formativa: a formação da humanidade pessoal, a experimentação do método do acompanhamento e a oferta de um modelo educativo. Nessa estratégia se colhe uma oferta do que se torna elemento imprescindível para o êxito de um “relacionamento educativo”. Por isso as “Memórias” representam um exemplo de acompanhamento e realização de se oferecer a jovens e adultos, e especialmente a uma comunidade “docente” como a da UPS.

Na sua boa-noite, enfim, o P. Cereda fez votos por que a pessoal leitura meditada das “Memórias” ajude cada salesiano e cada membro da FS a viver bem o tempo de preparação ao Bicentenário, tempo em que se fará memória não só de Dom Bosco mas também de quanto dele providencialmente brotou.

O encontro encerrou-se com a entrega solene do volume, que os presentes receberam das mãos do P. Cereda, do P. D’Souza e do P. Nanni.

Publicado em 16/11/2011 

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês