Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

28/6/2011 - Coreia do Sul - P. Taeseok - o Dom Bosco de Tonj
Fotos do artigo -COREIA DO SUL – P. TAESEOK - O DOM BOSCO DE TONJ
(ANS – Seul) – Os Salesianos da Coreia organizaram sexta-feira, dia 24 de junho, um simpósio sobre a figura do P. John Lee Taeseok, primeiro salesiano coreano missionário no Sudão. Significativo o título do encontro: “Dom Bosco de Tonj, vida e espiritualidade do P. John Lee Taeseok”.

O P. John Lee Taesok, nascido no 1962 em Pusan Shi-Kyeong Nam, laureou-se em medicina em 1987 e foi ordenado sacerdote no ano de 2001; no mesmo ano foi enviado como missionário ao Sudão onde se dedicou ao serviço das crianças doentes e pobres de Tonj. Construiu um hospital para leprosos e uma escola, e instituiu uma banda musical para afastar as crianças da guerra. Morreu de tumor em janeiro de 2010, aos 48 anos. Foram quase dez anos expendidos inteiramente como missionário, sacerdote e médico, no Sudão, onde deu um excepcional testemunho do Evangelho.

À sua figura, importante e conhecida entre os jovens de Tonj e da Coreia, já foi dedicado um documentário – “Don’t cry, Tonj” (Não chores, Tonj) – produzido pela ‘Mountain Pictures’, já visto por cerca de 10 milhões de pessoas e grandemente apreciado também por não católicos, como os membros da comunidade da Ordem Jogye, do budismo coreano.

Do simpósio, realizado no auditorium da Casa inspetorial, de Seul, participaram cerca de 750 pessoas e várias Autoridades, religiosas e civis. No discurso de abertura, o P. Stephanus Nam, Inspetor dos Salesianos da Coreia, sublinhou a importância “de descobrir as raízes da vida e da espiritualidade do P. Taeseok como religioso e como missionário”.

Uma afirmação repetida pelo P. Marcelo Baek, Diretor da casa inspetorial e colega de estudos do P. Taeseok por mais de 10 anos. O P. Baek precisou que, relativamente a outras ainda que elogiosas comparações – como a que o semelha ao médico Albert Schweitzer – a unicidade do P. Taesok deve ser buscada em sua vida religiosa e espiritual: “A sua melhor definição deriva da opção de imitar Dom Bosco em sua vida salesiana. Ele foi o Dom Bosco de Tonj”.

A Dra. Theresa Shin, voluntária em Tonj durante os últimos meses de vida do P. Taeseok, recordou a sua capacidade de suportar sorrindo tanto a dor quanto as dificuldades: “Nunca se rendeu perante a dor. Nunca renunciou ao seu senso de humor”.

O Prof. Bosco Moon, ex-Ministro da educação e atual Porta-Voz da Comissão da Educação Católica Coreana, falou da grande ressonância mediática despertada pelo filme “Don’t cry, Tonj”, sublinhando como ele tenha sido muito positivo: ele impediu que as pessoas continuassem indiferentes; suscitou em muitos o desejo de interessar-se pelo bem dos outros.

Amigo dos jovens pobres, mestre dos seus alunos, sustentáculo certo para os seus pacientes, médico de corações através dos sacramentos: com estas palavras recordou-o o P. Stephen Yang, Vigário Inspetorial. Só assim, disse ele, se explica – ainda que na brevidade da sua vida – a fecundidade desse missionário, isto é, pela sua opção de viver de modo pleno os ensinamentos de Jesus no estilo de Dom Bosco.

Para encerrar o simpósio foi projetado um DVD que pôs em luz as semelhanças entre o oratório de Valdocco e o apostolado missionário do P. Taeseok; e o Chefe Executivo da ‘Mountain Pictures’ entregou ao Inspetor, P. Nam, uma doação em favor das missões salesianas na África.

Publicado em 28/06/2011

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês