Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

4/5/2011 - Itália - Os vinhos de Cremisã entre bons de “Squisito 2011”
Fotos do artigo -ITÁLIA – OS VINHOS DE CREMISÃ ENTRE BONS DE “SQUISITO 2011”
(ANS – Coriano) – Os vinhos da cantina salesiana de Cremisã, na fronteira entre Israel e Palestina, foram de 29 de abril a 2 de maio expostos em “Squisito! Cozinheiros, produtos, receitas, vinhos. Itinerário no «Buonpaese»” – manifestação enogastronômica, organizada pela comunidade, em favor da recuperação dos toxicodependentes de San Patrignano.

Da 8ª edição de “Squisito” (Delicioso), arquitetada sobre o tema “Volta à simplicidade”, participaram cozinheiros de alto nível da cozinha italiana e internacional, cantinas badaladas, profissionais e artesãos do alimento, os quais procuraram valorizar a sustentabilidade das culturas e dos processos produtivos, recorrendo à tradição.

Na área “GoodGoods”, destinada à apresentação de algumas experiências significativas na área da alimentação social, um estande foi dedicado a Cremisã – projeto de solidariedade levado avante pelos Salesianos de Dom Bosco, em colaboração com os voluntários do Voluntariado Internacional para o Desenvolvimento (VIS).

À manifestação os voluntários do VIS levaram dois novos vinhos tintos: “Baladi” e “Cabernet Souvignon” (2009), a par dos já conceituados vinhos brancos “Daboúki”, “Handani-Jandali” e “Star of Bethlehem”, fruto da vindima 2009-2010, de Cremisã. A decisão de apresentar e produzir um limitado número de vinhos – em comparação com os quase 20 de poucos anos atrás – foi tomada pelos salesianos de Cremisã, sob a consultoria do enólogo Riccardo Cotarella, que há já algum tempo vem colaborando gratuitamente para levantar a qualidade dos vinhos produzidos pela cantina salesiana.

Os proventos levantados pela venda do vinho de Cremisã são utilizados na concessão de bolsas de estudo a jovens necessitados e para sustentar a escola de formação salesiana, que substituiu a precedente estrutura do orfanato. Os terrenos destinados ao vinhal chegam a 15 hectares no sítio de Bet Jamal, em território israelense, e a 10 hectares em Shaffa, 15 quilômetros a sudeste de Belém, em área palestina. Mais cinco hectares, que se tornarão em pouco tempo 10, encontram-se exatamente sobre a colina de Cremisã, cortada ao meio pelos limites palestino-israelenses e pelo muro ainda em construção naquele trato, que separa os dois estados.

Apesar das dificuldades, a população local está muito ligada à terra e à cantina. Raconta Emanuela Chiang, coordenadora do projeto para o VIS: “As pessoas que trabalham conosco são muito relacionadas; camponeses e adidos à cantina demonstram uma gratidão muito grande aos salesianos, que sempre os ajudaram”.

Publicado em 04/05/2011

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês